quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Pesquisa BBC: apenas 11% concordam com mercado sem controle estatal


Pesquisa internacional encomendada pela BBC realizada no segundo semestre de 2009 (em plena crise mundial) pelo Instituto Globescan (envolvendo 29 mil pessoas entrevistadas de 27 países), revela que apenas uma minoria concorda com as teses neoliberais: para 11% dos entrevistados o capitalismo “funciona bem”, e as tentativas de submetê-lo a controles sociais ou estatais vão “torná-lo menos eficiente”. Somente nos Estados Unidos e Paquistão a aprovação das teses de mercado livre chega a ultrapassar 20% dos entrevistados.
Para 51% dos ouvidos pela BBC/Globescan, o capitalismo “tem problemas, que podem ser resolvidos por meio de regulações e reformas”. O sentido das mudanças: os governos precisam “regular a economia de modo mais vigoroso” e “distribuir riquezas mais intensamente”. Para 23% dos que responderam à enquete, o capitalismo “está irreparavalmente condenado, e um novo sistema econômico é necessário”. Os países que apresentaram percentual elevado de população mais crítica ao capitalismo: 43% na França, 38% no México, 35% no Brasil e 31% na Ucrânia.
Em 2005, o mesmo Instituto Globscan verificou, ao ouvir populações de 20 países, que 63% viam o capitalismo como “o melhor sistema possível”.

Nenhum comentário: