quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Hélio Costa já admite ser vice de Dilma


É cada vez mais forte o rumor que Hélio Costa está inclinado a aceitar (ou a lutar, dependendo do interlocutor que analisa a possibilidade) o convite para ser vice na chapa com Dilma Rousseff. Há emissários saindo pelo ladrão para afirmar que o ministro estaria pensando na possibilidade, mas aguarda convite formal.
O fato concreto é que Hélio Costa tem um dilema a resolver em Minas Gerais. Mesmo estando em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de votos para o governo mineiro, disputará com Anastasia e o candidato do PT. Mesmo que o candidato do PT seja Fernando Pimentel, o que poderá promover a recriação do bloco "lulécio", restaria pouco espaço para Costa, no máximo, o cargo de vice-governador. O que diminuiria seu peso político atual. Restaria, no caso, a candidatura ao senado. Mas aí, disputaria com José Alencar e Aécio Neves o que seria derrota na certa.
Há, portanto, duas opções imediatas: a) bancar a briga pelo governo estadual (e, ao perder, ficar a ver navios o que é tarefa difícil por entre as montanhas mineiras); b) "cair para cima", como é possível vislumbrar com a composição na chapa de Dilma.
Não descartaria, ainda, que tente a opção "a" até maio, mas faça marola com a negociação de ser vice de Dilma. Como factóide ou opção real, a possibilidade de ser candidato a vice-Presidente dá notas na imprensa.

Nenhum comentário: