quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Balanço do FSM


O FSM fez dez anos e está sendo objeto de redefinição de rumos. Na verdade, um debate que nasceu com o fórum e que já comentei neste blog: entre a visão clássica de organização de esquerda (com adoção da "linha justa" e tudo mais) e a que vingou até agora, de formação em rede, o structural hole.
Como não seria de se esperar algo diferente, João Pedro Stédile retoma sua origem MR8 e é um dos defensores de maior unidade (a tal unicidade) do FSM. Sugere que “não conseguimos ter um programa mais propositivo, não que o FSM tenha que ter um programa próprio, mas que neste espaço pudéssemos construir idéias mais unitárias que representem um acúmulo de forças". Stédile falou no seminário Dez anos depois: Desafios e propostas para um outro mundo possível, em Porto Alegre. Para Cândido Grzybowski, do IBASE, a decisão de permitir que o FSM rodasse o mundo foi um dos acertos do processo. Já o velho amigo Chico Whitaker sustenta que o FSM continue como praça pública. “O Fórum virou um espaço aberto onde os movimentos e organizações altermundialistas pudessem se encontrar livremente, identificar convergências, pensar ações e articular alianças. Com isso, se tornou um instrumento a serviço da reflexão engajada, mas tal objetivo pode ser questionado”.
Para Oded Grajew, faz-se necessário uma espécie de ação permanente do FSM: “A ação deve existir o ano inteiro, em formação de redes e fortalecimento das existentes. Essa foi a grande sacada do FSM, abrir um espaço onde todos se sentissem contemplados, onde nenhum causa é mais importante que a outra, porque a diversidade é um dos valores da nossa Carta de Princípios. Ela continua válida? Certamente que sim. Avançamos em muitas coisas e nossa tarefa ainda é gigantesca. A discussão do papel do FSM é interessante porque envolve nossa cultura patriarcal, piramidal, onde temos que ser mandados a fazer as coisas. O FSM não orienta subordinados, ele não manda em ninguém”.
(citações de entrevistas publicadas na Carta Maior. A 10a versão do FSM, que ocorre em Porto Alegre, termina amanhã)

Nenhum comentário: