sábado, 10 de agosto de 2013

Pesquisa Datafolha indica possibilidade de vitória de Dilma em 2014

Já era esperado. Após o período turbulento em que as ruas questionaram todo sistema partidário e de governo, atingindo mais fortemente os personagens mais visíveis na ativa, o fluxo volta ao normal. O mesmo fator que fez Dilma recuar na intenção de voto para o próximo ano é o que faz retomar 6%: a visibilidade nacional.
A questão central é que oposição não parece atrair a menor atenção dos brasileiros descontentes. Aécio Neves e Eduardo Campos parecem carta fora do baralho (até o momento), remoendo 6% a 8% da intenção de voto. Aliás, o candidato tucano começa a cair em todas pesquisas. Em suma: os brasileiros descontentes não pensam que os candidatos da oposição oficial sejam muito distintos do governo de plantão. Melhor ficar com o que está, já que é mais seguro.
Marina continua subindo, mas só tem 30 dias para formalizar seu partido. Já se cogita o seu retorno ao PV. Não percebo grandes possibilidades de sustentar tal crescimento a partir do final do primeiro semestre de 2014, quando a campanha começa de fato.
Finalmente, Lula. Ganha no primeiro turno. E é aí que parece que a sorte de Dilma Rousseff volta a sorrir. Retomando sua popularidade (ainda que discretamente), com a oposição em frangalhos ou fazendo água e tendo o padrinho de sempre....

Nenhum comentário: