domingo, 11 de agosto de 2013

Avaliação do Congresso Nacional e política formal ladeira abaixo

O gráfico ao lado, divulgado hoje pelo Datafolha, revela o quanto a política tupiniquim está deslegitimada desde 1993. Somente em setembro de 1993 os índices de avaliação positiva estiveram mais baixos que agora (em agosto de 2005 estiveram 1% abaixo, mas dentro da margem de erro).
Se cruzarmos com os dados de intenção de voto (que citei brevemente ontem) percebe-se um momento grave de crise de representação política no Brasil.
Confesso que a preocupação que me assola projeta 2015. Se o governo federal realmente abrir a caixa de bondades (como já sinaliza nos últimos dias), poderá vencer as eleições com baixa representatividade (aposto num índice recorde de votos nulos e brancos) e com instabilidade econômica (terá que realinhar os preços dos serviços públicos e pagar a conta das bondades), num cenário internacional de incertezas.
Se Dilma nunca conseguiu ajustar até mesmo sua base aliada, mesmo em tempos de altos índices de aprovação, a questão é como se comportará num clima de alta adversidade.

Nenhum comentário: