quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Manifestações de junho mudaram a percepção dos brasileiros

Pesquisa do Instituto IPSOS recém divulgada indica que as manifestações de junho azedaram o olhar dos brasileiros. Depois delas, 1 a cada 5 brasileiros mudou de opinião e se antes achava que o Brasil estava no rumo certo, agora acha o inverso. É a primeira vez, em seis anos, que a maioria dos brasileiros avalia que o Brasil anda para o rumo errado.
Portanto, as manifestações apartidárias vieram para ficar.

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO

Maioria acha que País está no rumo errado, diz Ipsos

14 de agosto de 2013 | 21h 00


Pela primeira vez em seis anos, mais brasileiros acham que o País está no rumo errado (58%) do que no rumo certo (42%). A inversão da opinião pública aconteceu em junho, após a série de manifestações de rua, e se manteve em julho, segundo histórico de pesquisas nacionais do instituto Ipsos.
Foi uma reversão abrupta, sem paralelo nos oito anos de pesquisa: de um mês para o outro, um em cada cinco brasileiros mudou de opinião. Em maio, 63% diziam que o Brasil estava no rumo certo, e 37%, que estava errado. Um mês e 500 protestos depois, as taxas quase se inverteram: 43% a 57%. Pela primeira vez desde 2007, mais gente passou a achar que o país marcha para o lado errado.
Em julho, segundo o Ipsos, a tendência se manteve, com pequena oscilação: 42% acham que o Brasil está na direção correta, e 58%, que o país precisa mudar de rumo. Não há diferenças significativas entre classes: na "C", 41% dizem que o rumo do País está correto, contra 43% da A/B e 46% da D/E.
"Essa inversão mostra uma preocupação: a necessidade de pensar os problemas com mais profundidade", diz Paulo Cidade, diretor executivo da Ipsos Public Affairs. "A partir dos protestos, as pessoas começam a perceber que é preciso pensar mais no País a longo prazo. E a expectativa está bem negativa", completa.
A resposta da opinião pública a essa questão não é igual à avaliação que as pessoas fazem do governo federal. Em junho, quando houve a inversão e mais pessoas passaram a achar que estamos na contramão, a avaliação da presidente Dilma Rousseff (PT), embora tivesse despencado, ainda tinha saldo positivo: 37% de ótimo/bom contra 25% de ruim/péssimo, segundo o Ipsos.
É mais uma medida do humor, do sentimento geral da população. É um alerta para os governantes de que algo precisa ser feito. Significa também que o eleitorado está muito mais propício à mudança e, em tese, mais permeável a um discurso de oposição. Mas o indicador deve ser analisado com cuidado pelos opositores.
De abril de 2005 até o final de 2006, mais brasileiros achavam que o País estava no rumo errado do que no certo. No auge dessa onda de pessimismo, em outubro de 2005, 71% apostavam que Lula conduzia o Brasil pela contramão. Essa taxa passou a cair mês a mês e, um ano depois, o ex-presidente acabou reeleito.

Nenhum comentário: