terça-feira, 27 de agosto de 2013

Debates que participo em BH, SP e RJ

Amanhã, discuto o legado das manifestações de junho. O convite está aí ao lado.
No dia 4, próxima semana, estarei no Rio de Janeiro, falando na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Para quem não sabe, Sérgio Arouca foi um dos formuladores do SUS. Grande personagem da construção de políticas sociais mais humanitárias em nosso país. Estou numa mesa que debaterá movimentos sociais e movimentos de saúde no Brasil (ver síntese da programação abaixo). Vou discutir com José Paulo Netto (UFRJ) e Carlos Basília (Observatório Tuberculose do RJ). No dia 6 estarei em São Paulo, falando no Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental (veja programação AQUI ) . Vou discutir as cidades com Anderson Miranda, da Associação de População de Rua (MNPR); Roberto Rocha (do Movimento Nacinal de Catadores de Materiais Recicláveis) e Rildo Marques (do Movimento Nacional de Direitos Humanos).


Escola debate futuro do SUS e os movimentos sociais

Publicada em 
A ENSP programou uma série de atividades para comemorar seus 59 anos de história. De 3 a 6/9, ocorrerá a Semana Sergio Arouca, cujo tema é ENSP: pensamento crítico em saúde - A Reforma Sanitária em questão. No segundo dia de atividades, quarta-feira (4/9), haverá duas mesas-redondas, uma sobre o futuro de Sistema Único de Saúde (SUS) e outra sobre os movimentos sociais. O evento, aberto ao público, acontecerá no auditório térreo da Escola. Não há necessidade de inscrição prévia, e as atividades serão transmitidas pelo Portal da Escola.


A partir das 9h30, começa a primeira mesa-redonda Para onde vai o SUS?, com o sanitarista Gilson Carvalho e a professora Ligia Bahia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A coordenação caberá ao sanitarista Arlindo Fábio Gómez de Sousa.

Na parte da tarde, às 14 horas, o tema da mesa-redonda será Os movimentos sociais participam das políticas de saúde?, com a participação de Rudá Ricci, diretor do Instituto Cultiva, José Paulo Netto, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Carlos Basília, do Observatório Tuberculose Brasil/ENSP, sob a coordenação de Eduardo Stotz, pesquisador da Escola.

Durante a semana de aniversário da ENSP, registros históricos da 8ª Conferência Nacional de Saúde a da Constituinte de 1988 estarão disponíveis em exposição fotográfica. As fotos fazem parte do acervo da revista Radis, da Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz (CCS) e de Cid Fayão, fotógrafo da ENSP falecido recentemente. As fotos ficarão expostas na Tenda da Saúde (armada em frente ao pátio do prédio principal da ENSP).

Confira a programação completa da Semana Sergio Arouca no site do evento. A Fiotec está apoiando a organização do evento.
 

Nenhum comentário: