domingo, 13 de novembro de 2011

Inhotim

Retornei, hoje, à Inhotim. Aproveitei para ver o novo trabalho (na verdade, de 1989) de Ernesto Neto. Chama-se "Copulônia". Estou postando a foto da instalação. Para mim, é um dos artistas plásticos mais inventivos do Brasil. Carioca, nascido em 64, Ernesto (Saboia de Albuquerque Neto) é artista multimídia. Tem na veia a intervenção urbana, que estudou no MAM/RJ.
Eu realmente aprecio as instalações dele. A primeira foto não é tão fiel ao impacto que causa nos assistentes. Ernesto Neto trabalha com material flexível, malhas recheadas (neste caso da foto) com minúsculas bolas de metal. Copulândia é palavra criada por ele que faz alusão à cópula e colônia. O que você vê na foto são esses "organismos" que parecem fazer colônias e que, em alguns momentos, parecem se separar em mestátase.
Outra obra que sempre me impressiona é a escultura do chinês Zhang Huan. Como é possível perceber, trata-se de um corpo de tartaruga com cabeça de homem. Zhang é pintor, escultor e performer que costuma utilizar seu corpo como instrumento. Mas também faz esculturas enormes, quase sempre trabalhando a fragilidade do corpo e utilizando cinzas de templos budistas, bronze e pele de animais.
Veja o vídeo que posto a seguir que retrata Zhang produzindo uma de suas obras (pouco menos de 10 minutos):






Nenhum comentário: