terça-feira, 19 de novembro de 2013

Pesquisa IBOPE revela incompetência das oposições

A pesquisa IBOPE foi um banho de água gelada nas oposições. Exatamente no momento em que dirigentes do PT amargam o encarceramento, a Globo e o Estadão divulgam os dados da pesquisa de intenção de voto para 2014 em que as oposições apresentam queda acentuada de Marina Silva após sua filiação ao PSB. O principal trunfo para 2014 - o perfil outsider de Marina - parece ter se esvaído. O eleitor parece afirmar que em função de todos serem iguais, fica com o mais seguro.
Não que os cidadãos pesquisados estejam de acordo com a gestão Dilma. E é aí que as oposições apresentam sua trágica incompetência política: grande parte do eleitorado quer mudança, a maioria, aliás. Poucos sugerem, na pesquisa IBOPE, que o mandato de Dilma permaneça como está.
Mesmo assim, as oposições não aparecem confiáveis.
Enfim, é de se pensar se os ataques pessoais não estariam desmoronando a parca confiança do eleitor nos partidos e no processo eleitoral.
A incompetência de Aécio Neves em se apresentar como candidato viável e alternativo é deprimente. Com tanto tempo de exposição, já é possível ter nítido que o eleitor não o percebe como parceiro. Eduardo Campos ainda tem tempo para se apresentar. Mas a pesquisa IBOPE revela queda livre após a aliança com Marina. Teriam corrido com muita sede ao pote a ponto do eleitor ter interpretado como mera ânsia pelo poder?
No mais, tenho para mim que o eleitor brasileiro voltou ao seu porto seguro: o cinismo. Tudo e todos são iguais quando o tema é política, imagino que pense. E, aí, quem cresce é quem fez algo pelo eleitor pobre, que compõe a grande maioria do eleitorado. Independente do uso ou da timidez do programa. O que revela o quanto nossas elites políticas são pobres de espírito.

Dilma tem 43%, Aécio 14% e Campos, 7%, indica pesquisa IBOPE


Em quatro cenários pesquisados, presidente se reelegeria no 1º turno.
Nas simulações de segundo turno, ela também superaria todos os rivais.

Do G1, em São Paulo
Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (18) aponta que a presidente Dilma Rousseff tem 43% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição de 2014 fosse hoje e os adversários fossem o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), considerado atualmente o cenário mais provável da disputa.

Na pesquisa anterior realizada pelo Ibope e divulgada no dia 24 de outubro, Dilma tinha 41%, Aécio, 14%, e Campos, 10%.
Nessa hipótese, Aécio soma 14% das intenções de voto e Campos, 7%, segundo oIbope. As opções por voto nulo ou branco acumulam 21%. Outros 15% disseram não saber em quem votar ou não responderam.
Dilma também venceria no primeiro turno nos cenários em que são incluídos pelo PSB  Marina Silva e pelo PSDB, José Serra.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores de 7 a 11 de novembro em 142 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Um comentário:

wilson cunha junior disse...

Estava cortando o cabelo num bairro que é reduto do Vila Nova, time de massa de Goiânia. Entra um senhor e diz: "vcs viram? prenderam aqueles políticos que roubaram". Um dos barbeiros retrucou: "se for prender político que rouba tem que prender todos eles". Alguns murmúrios de concordância e o senhor diz: "Mas esses roubaram mais. Não foi não?". Um breve silêncio e o futebol tomou conta do ambiente.