quarta-feira, 24 de outubro de 2012

As três fatias do bolo

Sabe aquele texto que você lê e fica com raiva porque gostaria de ser o autor? Pois bem, aí abaixo está um texto que provocou este sentimento em mim. Foi publicado na Folha de hoje.

As três fatias do bolo eleitoral
Elio Gaspari

Faltam poucos dias para o desfecho da eleição municipal e são fortes os sinais de que o PT terá o que comemorar. Qual a explicação para o desempenho dos companheiros se a economia vai devagar, quase parando, e a cúpula do partido de 2005 está a caminho do cárcere?

Aqui vai uma tentativa: desde 2002, quando Lula assinou a Carta aos Brasileiros e venceu a eleição incorporando pilares da política econômica de Fernando Henrique Cardoso, o PT move-se livremente sobre o campo adversário (quem quiser, pode dizer que ele vai à direita, mas essa imagem é insuficiente).

Já a oposição, petrificada, não consegue sair do lugar. Em alguns momentos, radicaliza-se, incorporando clarinadas do conservadorismo europeu e americano.

O tema do aborto, do "kit gay" e a mobilização do cardeal de São Paulo ao estilo da Liga Eleitoral Católica dos anos 30, exemplificam essa tendência. (Registre-se aqui a falta que faz Ruth Cardoso. Com ela, não haveria hipótese de isso acontecer.)

Admita-se que o eleitorado se divide em três fatias. Uma detesta o PT e tem horror a Lula. Outra, no meio, pode ir para qualquer lado. O terceiro bloco gosta de Nosso Guia e não se incomoda quando ele pede que vote em seus postes. Se um bloco se move e o outro fica parado, sempre que houver eleição, o PT prevalecerá.

Some-se à paralisia da oposição uma ilusão retórica. Desde 2010 suas campanhas eleitorais estruturam-se como pregações aos convertidos. O sujeito tem horror a Lula, ouve os candidatos que o combatem e fica duas vezes com mais raiva. Tudo bem, mas continua tendo apenas um voto. Já o PT segue uma estratégia oposta. Sabe que os votos de esquerda vêm por gravidade e vai buscar apoios alhures.

A crença de que o julgamento do mensalão seria uma bala de prata para a oposição revelou-se falsa. Já as crendices petistas segundo as quais o Supremo se tornou um tribunal de exceção ou que o impacto de suas sentenças seria irrelevante são um sonho maligno.

As condenações podem ter sido eleitoralmente insuficientes para derrotar os companheiros, mas não foram irrelevantes. O PT deve prestar atenção à voz do Supremo, pois a corte não é uma mesa-redonda de comentaristas esportivos. Ela é o cume de um Poder da República.

Eleição não absolve réu, assim como o Supremo não elege prefeito. Se Lula e o PT acreditarem que o eleitorado respondeu ao Supremo, estarão repetindo o erro dos generais que viam nos resultados dos pleitos da década de 70 uma legitimação indireta do que se fazia, com seu pleno conhecimento, nos Doi-Codi.

O comissariado deveria ter a honestidade de admitir que acreditou na impunidade dos mensaleiros. Resta-lhe agora o vexame de reformar o estatuto do partido, que determina a expulsão dos companheiros condenados em última instância.

A oposição tem dois anos para articular uma agenda que lhe permita avançar sobre a plataforma petista. Ela não precisa se preocupar com a turma que detesta Lula, essa virá por gravidade, assim como os adoradores de Nosso Guia continuarão seguindo-o.

Fazendo cara feia para os programas sociais do governo, para as políticas de ação afirmativa nas universidades e para a expansão do crédito popular, ela organizará magníficos seminários. Eleição? É coisa de pobre.

3 comentários:

Airton disse...

Como eu gostaria de ter o conhecimento que um Sociólogo, Mestre em Ciências Políticas e Doutor em Ciências Sociais como o mestre Rudá Rici, para que, como ele, sentisse inveja deste texto.
Tudo que sei, na minha ignorância, é que o jornalista autor do texto é mais um da grande imprensa a tocer contra governo popular. Não consigo enchergar no texto em questão e nem no jornalista, algo que que demostre sua isenção no que escreve. A cadeia deve ser para todos os ladrões. E ai eu incluiria o ladroes do psdb, assim como TODOS o ladrões.

joao carlos disse...

Não gosto do autor do texto, mas ele me surpreendeu. Estava começando a achar que não havia vida inteligente na oposição. Mas ele conseguiu ver o real problema do PSDB, resta saber agora se o resto da mídia fará com que a oposição entre no debate de propostas ou continuará a caminhar pra extrema direita

Rudá Ricci disse...

Airton,
É que a gente lê de acordo com nossas emoções de momento. Veja como João Carlos (que também envia um comentário) leu o mesmo que eu. O eixo do texto do Gaspari não é o pito no PT, mas as três fatias. E as três fatias dizem respeito às 3 porções do eleitorado (pró-Lula, anti-Lula e indecisos). Gaspari sugere que o lulismo avança sobre os indecisos e a oposição fica presa aos anti-lulistas. O autor sustenta que, assim, os anti-lulistas tem vida curta, não ampliam. Sobre o pito, é algo totalmente marginal no texto e não tem nem relação com o título. Mas parece que tocar em ferida aberta dói como se fosse uma faca.