sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Márcio Lacerda recebe sonora vaia

Ontem estive na abertura da Mostra de Cinema de BH que ocorreu no belo cinema de Santa Tereza. O primeiro filme foi o premiado O Palhaço, de Selton Mello. Portas abertas às 20h30. A fila era grande. Todos sentados e... nada. Muitos começaram a aplaudir, pedindo o início da abertura da mostra.
A foto que ilustra esta nota revela como o cinema estava lotado, com alguns músicos ao fundo (perto da tela).
Os organizadores, afinal, começam o evento. Discurso, vídeos, performances e entrega de placas comemorativas aos vários patrocinadores e apoiadores ( e olha que são muitos e muitos). Uma falta total de sensibilidade dos organizadores, dado que a plateia já esperneava.
De repente, entra o prefeito Márcio Lacerda, em passos largos. Ao ser chamado ao palco, começa uma sonora vaia. Que vaia! Muita gente vaiando. Eu e minha família ficamos atônitos. Eu não gosto de nenhum tipo de corporativismo ou utilitarismo político. É um direito, mas acho de extremo egoísmo. Mas havia desrespeito. Alguns gritavam "dá uma olhada no foralacerda.com ". Fui olhar e o site realmente existe. Não deu para identificar quem estava vaiando, se alguma força política organizada. Mas eram muitos.
Há, obviamente, um crescente descontentamento com a política cultural da prefeitura. Recentemente, o FIT foi amputado e quase foi banido do calendário de BH. Lacerda, contudo, demonstrou sangue frio e disse que na democracia todos têm direito à manifestação e pedia que as vaias se transformassem em críticas construtivas para que ele melhorasse a política cultural da cidade. Citou, rapidamente, que estamos em período pré-eleitoral... Sua fala, muito rápida que terminou com anúncio de liberação de 1,3 milhão reais para revitalização do Cine Santa Tereza, foi seguida de uma tentativa de retomada do controle por Quintino Vargas, organizador da mostra. A fala de Quintino não surtiu nenhum efeito, a não ser alguns gatos pingados que aplaudiram seu discurso que teve como mote "mineiro não é assim".

Um comentário:

ewerton.belico disse...

Prezado Rudá,

O Fora Lacerda é um desdobramento do movimento da praça livre, que já mereceu sua atenção nesse blog. Embora liderado por agentes culturais, não se resume à reivindicações relativas à política cultural. É possível obter informações - e contatar suas lideranças - sobre o Fora Lacerda não apenas no site mencionado por você, mas também no twitter, @foralacerda, e no facebook. Uma simples busca no google te levaria ao link (http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_noticia.php?codNoticia=9360), onde estão relacionados links e fontes de contato do fora Lacerda. Sinceramente, acho irresponsável de sua parte, dada a facilidade enorme tanto de obter informações como de contatar lideraças, simplesmente reproduzir as insuações de Márcio Lacerda sobre as motivações partidário-eleitorais dessa manifestação, como acho também um equívoco, fácil de ser dirimido, uma interpretação como a sua, de uma motivação exclusivamente corporativa dessa insatisfação. Insisto, não se trata de mera insatisfação com os rumos - e equívocos - da política cultural belo-horizontina. Um movimento crítico, como o Nova Cena(http://movimentonovacena.wordpress.com)inclui em suas reivindicações muito mais do que uma pauta setorial. Os realizadores presentes na Mostra Cine BH sequer partilham o mesmo modelo de produção e financiamento, para que se pudesse identificar um conjunto unificado de interesses. Acho que você se equivocou, portanto.

Um abraço