domingo, 25 de setembro de 2011

Ano letivo (OCDE)

O argumento do ministro Fernando Haddad para aumentar o número de dias letivos não tem respaldo internacional. Segundo levantamento da OCDE, apenas Coréia possui 220 dias letivos/ano. Dinamarca (200 dias), Noruega, Inglaterra, Eslovênia e Chile (ao redor de 190 dias) estão entre os países com maior número de dias letivos. Finlândia, o país com melhor desempenho dos alunos, segundo o PISA, possui 188 dias letivos/ano.
Enfim, qual o motivo para tapar o sol com a peneira?
Vamos, mais uma vez, destacar os principais fatores que interferem no desempenho escolar:



1) FAMÍLIA: Aluno com mãe com ensino primário (fundamental 1) tem 3 vezes melhor desempenho que mãe sem instrução formal (SAEB, 1997/2005)
2) TURNO acima de 5 horas (SAEB)
3) Tempo de GESTÃO de um mesmo diretor escolar (SARESP)
4) NÚMERO DE ALUNOS na escola e redes municipais abaixo de 15 escolas
5) Professor com POUCAS TURMAS (30% agredidos por pais e alunos)

Um comentário:

Francisco Lima disse...

Cadê a renda familiar?