quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A lista da elite parlamentar, segundo o DIAP

Entre os 100 "Cabeças" do Congresso (parlamentares mais influentes), há 62 deputados e 38 senadores. 
Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.
A lista revela justamente o tripé do sistema partidário brasileiro, sendo que PMDB se distingue pelo peso eleitoral, mas capacidade de formulação muito abaixo de PT e PSDB.

O DIAP destaca que a presença feminina entre os "Cabeças" do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e 8 senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).

São as deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Ana Arraes (PSB-PE), Luiza Erundina (PSB-SP) Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), Rose de Freitas (PMDB-ES) e  as senadoras  Kátia Abreu (DEM-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Marta Suplicy (PT-SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Minas Gerais aparece com apenas 4 parlamentares, dois do PT e dois do PSDB. Pelo PT, Gilmar Machado (como formulador) e Odair Cunha (como articulador). Pelo PSDB, Aécio Neves (como articulador) e Paulo Abi-Ackel (como debatedor). Os dois petistas possuem bases eleitorais no extremo sul de MG (sul mineiro e Triângulo Mineiro), revelando uma importante mudança de perfil parlamentar petista neste Estado.

Ainda na região sudeste, Rio de Janeiro aparece com 8 parlamentares: dois do PDT, um do PSOL, um do PMDB, um do PSDB, um do PT, um do DEM e um do PP.
Espírito Santo possui apenas um nesta lista:  Rose de Freitas, produtora rural do PMDB (articuladora).
São Paulo possui 19 parlamentares na lista da elite: oito do PT, apenas três do PSDB (que governa o Estado desde 1994), um do PSB, um do PCdoB, um do PTB, dois do PPS, dois do PDT e um do PV.

Pernambuco aparece com 9 parlamentares: dois do PSDB, dois do PT, um do PDT, um do PSB, um do PMDB, um do PTB e um do PR. 

Nenhum comentário: