quarta-feira, 22 de maio de 2013

Belo Horizonte debaterá os contornos do Lulismo

No próximo dia 15 de junho, às 11h00, o Café Controverso terá como tema central a discussão sobre o lulismo, seus contornos, limites para uso deste conceito e impactos sobre a política e a sociedade brasileiras.
Como expositores e debatedores, contaremos com a presença dos professores José Maurício Domingues (UERJ) e Bruno Wanderley Reis (UFMG), além da minha participação. Cada um terá 15 minutos de exposição, seguido de debate com o público presente. O debate encerra às 13h00. 
O Café Controverso será transmitido pela Rádio Educativa UFMG. O endereço é ESPAÇO TIM UFMG do Conhecimento: Alameda da Educação, Praça da Liberdade, Belo Horizonte. Telefone (31) 3409-8350.
Para saber mais sobre o Espaço TIM/UFMG, clique AQUI 
Abaixo, um resumo do conteúdo deste encontro e o minicurrículo de José Maurício e Bruno Reis.

SOBRE O CONTEÚDO DO CAFÉ CONTROVERSO SOBRE LULISMO

Desde o final da gestão Lula teve início uma ampla produção jornalística e acadêmica para definir o impacto de seu governo. Uma das correntes de análise sugeriu que se tratava de uma mudança estrutural significativa (social e política, em especial) e diversos autores – como Luiz Werneck Vianna – chegaram a comparar com o getulismo, o que deu origem ao termo “lulismo”. Para alguns, o lulismo seria uma vertente populista; para outros, uma retomada da proposta rooseveltiana; uma terceira corrente sugeriu que se tratava da modernização conservadora ou mesmo uma vertente da “peemedebização” que caracterizaria a tendência política do sistema política brasileiro. Recentemente, André Singer (USP) publicou um livro sugerindo que o lulismo teria assumido contornos bonapartistas, ou seja, um governo popular que se apoiaria em segmentos sociais (ou fração de classe) menos organizados e de baixa renda. José Maurício Domingues (UERJ) analisou esta proposição de Singer em texto publicado recentemente pelos Cadernos FLACSO. O Café Controverso do dia 15 de junho terá como foco central a análise deste fenômeno político, seus impactos e limites do conceito “lullismo”, contando com a presença de José Maurício, Bruno Wanderley Reis (DCP/UFMG) e Rudá Ricci (que publicou o livro “Lulismo” pela editora Contraponto).

SOBRE JOSÉ MAURÍCIO DOMINGUES
José Maurício Domingues possui graduação em Historia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Sociologia pelo IUPERJ-UCAM (1989) e doutorado em Sociologia pela London School of Economics and Political Science, Universidade de Londres (1993), na Grã-Bretanha. Foi visiting scholar na Universidad Livre de Berlin (1998) e na Universidade Humbolt, Berlim (2000), ambas na Alemanha, bem como pesquisador visitante em El Colegio de México (2006) e fellow do Instituto de Estudos avançados da Universidade Hebraica de Jerusalem, Israel (2009). Realizou Estágio-Senior, como Visiting Sholar, na Universidade de Cambridge, de fevereiro a julho de 2010, com bolsa da Capes. Foi professor-pesquisador do IUPERJ de 2000 a 2010, do qual foi Diretor Executivo entre 2005 e 2009, do IFCS-UFRJ, e visitante na UFPE, na UNSAM e na UBA (ambas na Argentina), bem como na Universidad Alberto Hurtado (Chile) e na Pontificia Universidad Católica de Medillín (Colombia). Atualmente é professor do IESP-UERJ, para onde migrou o conjunto de professores do antigo IUPERJ. Foi editor de Theory, Newsletter do Comitê de Teoria Sociológica da ISA. É membro do Conselho Editorial Internacional do European Journal of Social Theory, da revista Conflicto Social (do Instituto Gino Germani, Buenos Aires, Argentina) e da Revista de Sociologia, da Universidad do Chile, bem como de Sociological Inquiry e da Revista de Estudios Latinoamericanos. Foi também membro do Conselho de Redação da revista Dados (2003-2005). Trabalha com teoria sociológica e teoria política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da subjectividade coletiva, modernidade global, modernidade comparada, modernidade brasileira, América Latina, Índia, China, sociedade contemporânea, desenvolvimento, movimentos sociais e cidadania. Tem vários livros publicados, em português, inglês e espanhol.


SOBRE BRUNO WANDERLEY REIS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (1990) e doutorado em Ciência Política também pelo IUPERJ (1997). Atualmente é professor associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, lotado desde 1994 em seu Departamento de Ciência Política, e integra, desde outubro de 2012, a diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). 

Nenhum comentário: