quarta-feira, 30 de maio de 2012

Relações Perigosas

Já comentei o que considero erro de Lula. Não entro no tema do que seria ético porque conheço o sistema partidário. Ou ele se reconstrói ou esta balela de ser moral ou não é jogo de cena. Portanto, todos estão envolvidos até o pescoço em atos amorais ou imorais, com gradação que os distingue na mesmice.
Dito isto, o que me interessa é analisar o ato político. Parece evidente que Lula se excedeu e foi no limite do risco. Digamos que não tenha falado nada. Errou. Porque um encontro reservado com um ministro do STF é sempre estranho.
Mas há o outro lado da moeda. Sinto uma aproximação de blogs e parte representativa da grande imprensa com os interesses dos partidos de oposição ou com o lulismo. Mais claramente, com PSDB e PT/Lulismo. Os outros partidos gravitam ao redor de uma ou outra oportunidade.
Já havia comentado, neste blog, este alinhamento político-partidário das linhas editoriais. Mas estou percebendo um envolvimento que vai para o campo aberto da batalha. Algo que, de alguma maneira, se situa no mesmo erro que Lula cometeu. Um risco evidentemente desnecessário.
Há muita coisa em jogo, incluindo a capacidade da voz do cidadão ser efetivamente ouvida.
Gaudêncio Torquato já publicou o que estima ser o gasto da campanha eleitoral deste ano: 13 a 15 bilhões de reais. Um valor superior ao executado pelo PAC até abril (11,3 bilhões pagos pelo programa, ou 27% do autorizado para gastar em 2012). A guerra eleitoral vai se revelando por aí. 

Um comentário:

kivas Arquitetura disse...

Exelente!
Melhor viver a vida para não perder a perspectiva e ver-se no final com a carteira batida !