segunda-feira, 14 de maio de 2012

Lei de Acesso à Informação Pública entra em vigor na quarta

Nesta quarta-feira entra em vigor a Lei nº 12.527/2011, de Acesso à Informação Pública. A lei torna realidade o acesso à informação previsto no artigo 5º da Constituição Federal. Segundo a Conectas o processo de abertura não será fácil. "Baixar novas normas é sempre menos complicado do que mudar culturas e vencer burocracias arraigadas desde tempos coloniais", lembrou Rafael Custório, coordenador do Programa de Justiça da Conectas em artigo publicado na edição de domingo (13/05) do caderno Aliás, do jornal O Estado de S. Paulo.
A Lei de Acesso à Informação foi enviado ao Congresso nos idos de 2009, e aprovado no fim de 2011. 
Um dos documentos mais aguardados é o relatório do Subcomitê para a Prevenção da Tortura da ONU, produzido após visita realizada ao Brasil no ano passado no intuito de monitorar a situação da tortura e de maus-tratos em unidades de privação de liberdade, seja trazido a público pelo governo federal. 
A nova lei dispõe expressamente que "as informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas não poderão ser objeto de restrição de acesso". O sucesso do que está previsto hoje no papel dependerá em grande medida da capacidade da sociedade brasileira de acompanhar a implementação real do que foi idealizado.


Nenhum comentário: