segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cuidado com a internet

Foi a vez do deputado Roberto Freire. Converso, sempre que posso, com o deputado do PPS. Hoje, este experiente político, que já foi candidato a Presidente da República, caiu numa pegadinha que o site G17 plantou. Sei que o deputado tem humor. Deve ter ficado chocado no dia de hoje. Mas vai dar a volta por cima. E acabará dando boas gargalhadas.
Confesso que alguns poucos anos atrás, caí em algo parecido sobre uma tal cartilha sobre transgênicos que teria sido podada pela Monsanto. Postei no blog, assim como alguns amigos intelectuais. Tivemos que retirar em seguida. A Monsanto me enviou um educado comunicado solicitando o número da ação judicial que teria censurado a tal cartilha. Não havia nenhum processo, obviamente. Procurei quem havia me enviado e descobri que havia recebido a mesma mensagem. Os dois, com cara de sexta-feira da paixão, postamos desculpas e retratações.
Mas vamos à pegadinha do G17:



Presidente nacional do PPS virou o assunto mais comentado no Twitter ao acreditar em notícia falsa do site de humor G17, que dava conta de que a presidente Dilma Rousseff pedira ao Banco Central para fazer circular notas com a inscrição "Lula seja louvado"

247 - O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), virou destaque como o assunto mais comentado do Twitter brasileiro nesta segunda-feira, junto com a hashtag #LulasejaLouvado e, como é de praxe na rede de microblogs, não foi por motivo dos mais louváveis.

Indignado ao saber que a presidente Dilma Rousseff pedira ao Banco Central para fazer circular notas com a inscrição "Lula seja louvado", o deputado disparou: "Isso é uma ignomínia! Dilma pede e B.C coloca em circulação notas com a frase "Lula seja louvado" http://www.g17.com.br/noticia/politica/dilma-pede-e-banco-central-coloca-em-circulacao-notas-com-a-frase-lula-seja-louvado.html via @G17_oficial".

O problema é que a notícia, publicada por um site de humor, obviamente era falsa. Alertado por outros internautas, Freire tentou se retratar: "Deveria ter analisado melhor o fato e visto que a ignomínia era demais para ser verdade.Peço desculpas pelo erro.". O mea culpa, contudo, não foi o bastante para acalmar a massa cibernética, que passou as horas seguintes à gafe, cometida no início da tarde, debochando da ingenuidade do deputado, que se disse "induzido pelos tempos imorais lulopetista".

"Roberto Freire, a cada retweet dessa mensagem a AOL vai doar R$0,02 para o tratamento do menino Paulinho", publicou Demétrius Daffara. "Acho que o Roberto Freire e a Carolina Dieckmann fizeram o mesmo curso de formação de internautas", escreveu Ticiano Sampaio. Mais uma, do Marco St.: "Atenção Roberto Freire, vc acabou de receber o email de um príncipe nigeriano deposto e que está te oferecendo uma grande oportunidade...". E por aí vai...

Nenhum comentário: