quarta-feira, 15 de junho de 2011

Risco Brasil é menor que Risco EUA


Pela primeira vez na história, os investidores enxergam mais risco de calote dos Estados Unidos que do Brasil. O Credit Default Swap (CDS) de um ano – instrumento de proteção contra o risco de um devedor não cumprir suas obrigações – do Brasil tem sido negociado abaixo do norte-americano.
“Ainda que circunstancial, trata-se de algo inédito na história ou mesmo um fato impensável que pudesse ocorrer em algum momento”, diz o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Octavio de Barros.
No dia de ontem, o CDS do Brasil estava em 41,2 pontos-base, enquanto o norte-americano estava em 49,7 pontos.“As dificuldades enfrentadas pela economia americana e as tensões no Congresso americano em relação ao teto para o endividamento que será atingido em julho geram incertezas nos mercados”, completou Octavio de Barros.

Um comentário:

jprataaraujo disse...

Rudá,
A prefeita de Contagem é a petista Marília Campos. Maria do Carmo é prefeita de Betim.
Não entendi a sua opinião de que as realizações das administrações petistas envolvem recursos federais. Que demérito existe nisso?
Você sabe que 60% dos recursos dos impostos ficam com o governo federal; 24% com os estados e apenas 16% com os municípios. Como os municípios podem realizar, apenas com recursos próprios, investimentos de envergadura como estão sendo feitos em Contagem da ordem de R$ 1,4 bilhão na administração petista?
No caso específico de Contagem, algumas parcerias envolvem não somente o governo federal, mas tem um modelo quadripartite inédito no Brasil: governo federal, governo do Estado, Prefeitura de Contagem e de BH.
Também não gostei da campanha de TV do PT Minas, que tem como slogan guarda-chuva "o PT realiza mais". É muito pragmatismo para o meu gosto. O PT deve se diferenciar dos tucanos, sobretudo porque faz diferente. Lula e Dilma foram muito bem votados em Minas não foi pela agenda de obras viárias, como é o maior destaque nos comerciais regionais do PT, mas pela agenda social de criação de empregos, melhoria da renda, controle da inflação e expansão do crédito.

José Prata Araújo
Economista - Contagem