segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Somos o 6o PIB do mundo


Brasil passa Reino Unido e pode ser a sexta maior economia do mundo
De acordo com as empresas Economist Intelligence Unit e Business Monitor International, o Brasil já teria ultrapassado o Reino Unido e, com isso, seria a sexta economia do mundo.

2 comentários:

Prof.Joaquim Pio disse...

Há uma diferença fundamental entre desenvolvimento e crescimento econômico, afirmou o saudoso economista Caio Prado junior. É necessário interlocução entre educação e economia, e as duas e a política. A universalização do ensino básico carece de 3%. O índice de evasão escolar de jovens é alta bem como do analfabetismo.
A questão é crescimento para que e para quem? O foco é superar aS desigualdadeS.

Rudá Ricci disse...

Joaquim,
Este é o padrão pós-guerra, do Welfare State. Tente, contudo, analisar o que vem ocorrendo no mundo. Há uma evidente queda da igualdade social. Os BRICs demonstram a mudança do eixo dos países desenvolvidos, deslocando geograficamente o campo propulsor para o oriente (só o Brasil é ocidental, embora não seja do hemisfério norte). A desigualdade social dos EUA é imensa e 16% da população já está na linha da pobreza. Europa caminha para o mesmo.
Enfim, o que você sugere, ao menos neste período atual, não cabe. Os países desenvolvidos apresentam altas taxas de desigualdade e acesso aos bens públicos. São muito centralizadores, com baixa participação efetiva da sociedade civil. Infelizmente.