sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Curso de formação de técnicos da Gestão em Rede (Pouso Alegre)

As fotos que ilustram esta nota foram feitas em Pouso Alegre, na quarta e quinta desta semana. São 30 técnicos que estão sendo formados para iniciar a coleta de avaliação domiciliar em cada residência do município do sul mineiro (130 mil habitantes) a partir do dia 12 de dezembro.

A foto acima registra a exposição da montagem do mapa do associativismo de Pouso Alegre. Uma técnica que começamos a desenvolver em Recife, com os delegados do orçamento participativo de lá. É algo simples e direto. Dividimos os formandos em grupos de 5 a 10 e entregamos um mapa do município acompanhado de legendas (igreja, símbolo da câmara municipal, partidos, associações de bairro etc). Os grupos colam as legendas nas regiões onde essas organizações possuem algum trabalho desenvolvido. Ao apresentar o mapa, os grupos explicam os motivos para ações associativas ou políticas estarem concentradas numa região ou ausentes em outras. Estimula uma percepção geral da organização social do município.

Já nesta foto acima é possível perceber a montagem (no quadro negro) da linha do tempo do município. Os participantes são convidados a relatar o que ocorreu em Pouso Alegre desde os anos 1985 até os dias de hoje. Do lado esquerda aparece uma "coluna" com tarjetas mais curtas onde são propostos descritores (no caso, economia municipal, políticas públicas locais e ações da sociedade civil).
Desta maneira, os técnicos são convidados a pensar o município como um todo e apreendem a dinâmica do desenvolvimento global assim como os desafios e impasses. A intenção é localizar o trabalho que desenvolverão com responsabilidade, chamando atenção para aspectos a serem observados ou estimulados nas entrevistas que realizarão.

Nenhum comentário: