domingo, 11 de dezembro de 2011

Lista de Furnas

Da Folha Online 2006:


O lobista Nilton Monteiro entregou à Polícia Federal, em 5 de maio, os originais da chamada "lista de Furnas", assunto que está sob investigação do Ministério Público e da Polícia Federal.
A lista contem nomes de 156 políticos, de vários partidos, que teriam recebido recursos de caixa dois. O responsável pela lista, segundo Monteiro, é Dimas Fabiano Toledo, ex-diretor de Furnas Centrais Elétricas. Em depoimento à CPI dos Correios, Toledo negou a existência da lista e de operar caixa dois.
Em depoimento à PF, em janeiro, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) disse que a lista é verdadeira e que recebeu R$ 75 mil.
"Eu vou até as últimas conseqüências. Vou provar tudo o que eu falei. Denunciei no Espírito Santo. Denunciei o esquema do Azeredo, tudo sempre comprovado. E o de Furnas já tem muita coisa. Essa era a peça que faltava", disse Nilton Monteiro, referindo-se ao documento entregue na PF.
O esquema que ele denunciou no Espírito Santo, em 2001, foi sobre supostas irregularidades praticadas no governo de José Ignácio Ferreira, então no PSDB. 
Ele denunciou também o uso de caixa dois na campanha do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), durante a sua tentativa de reeleição ao governo de Minas em 1998. Essa investigação é tocada pela PF.

Observação deste blogueiro:
A Polícia Federal confirmou em 2006 a autenticidade desta lista, um documento de cinco páginas que registra supostas contribuições de campanha, num esquema de caixa dois, a 156 políticos durante a disputa eleitoral de 2002. No total, eles teriam recebido R$ 40 milhões.
Entre as campanhas eleitorais supostamente abastecidas pelo esquema estão as do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de José Serra (PSDB) e de Aécio Neves (PSDB). 
A revista Veja desta semana tenta criar uma nuvem de fumaça nesta história divulgando que a lista seria falsa. 

2 comentários:

ronaldodisouza disse...

Rudá, p'ra tanta lama o que você acha de contratarmos Michael Moore para fazer um documentário sobre a "séria política brasileira" ein?

Luis Alberto Bassoli disse...

Não é pra atingir o Blog Minas sem censura, isto é, atacar os adversários de Aécio?