quarta-feira, 29 de junho de 2011

Teófilo Otoni e o abando no do PT aos seus governos locais


Estou há dois dias em Teófilo Otoni, região do Mucuri (MG). Tive dificuldades para atualizar o blog porque tive uma agenda bem pesada.
Teófilo Otoni é um bom exemplo dos governos municipais petistas. Por força dos contatos com o governo federal, instalou-se aqui a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a primeira estação de tratamento de esgoto, a construção de uma barragem. O governo local também conseguiu trazer uma mega construção, a Expominas. Alguns bairros, como o São Jacinto, vivem uma expansão visível.
Contudo, o governo patina. Ouvi muita gente por aqui, de todas colorações políticas, e a opinião unânime é que o PT não faz o sucessor nas eleições de 2012. Um analista local me disse que se fez muito no plano macro (das grandes obras) e foi um desastre no plano micro (da gestão cotidiana).
O PT abandonou os governos locais. Não há nenhum apoio do partido, nenhuma estrutura de socialização de experiências de gestão. Os prefeitos ficam à mercê das ajudas de parlamentares, como ocorre com todos outros partidos. Mais um outsider que capitula à lógica dominante da política tupiniquim.

2 comentários:

Fred disse...

Rudá,
Conheço um pouco Teófilo Otoni e o que me chama atenção por lá é o conservadorismo "mineiro" dos grandes fazendeiros que lá residem e que possuem terras até o sul da Bahia.
Que classes sociais sustentam um governo do PT numa cidade como Teófilo Otoni? O PT no nível municipal é visto como um partido popular de centro-esquerda?
Abraços
Fred

carlos coelho disse...

ruda mais o pt virou a casa da mae joana nimgiem mais ta preocupado com a cidade ou o estado ou o pais, cada um so defende seu espaço quem ta em algum orgao publico fica calado e concorda com tudo, quem ta fora se afastou, a corrupçao impera especialmente com construtoras, empresas do onibus e de lixo, os diretorios nao discutem mais os problemas do povo ou do pais discutem que vai ocupar cargo