sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Anstasia cria comitês

Interessante como os estilos de governar se aproximam no Brasil. Anastasia passou lei delegada que lhe dá plenos poderes, ao estilo Chávez. Obviamente que poucos criticaram. Mas um dos seus primeiros atos foi anunciar, ontem, a criação de vários comitês de gestão (aliás, uma excelente iniciativa): Comitê Político (para discutir relacionamento com parlamento e governo federal); Comitê do Leite; Comitê de Assuntos Sindicais e Comitê do Café. Avalio que a inovação é o Comitê de Assuntos Sindicais porque altera a lógica tucana de relacionamento com organizações de representação social.
O lulismo deu um passo na direção dos estilo tucano (além de vários outros governantes petistas da nova safra, tendo à frente Fernando Pimentel). Agora, Anastasia parece disposto a mineiramente indicar o que seria uma espécie de "refundação do PSDB", dando um passo na direção do estilo petista de governar.
Acho, sinceramente, que é sinal dos novos tempos.

4 comentários:

Emanuel Marra disse...

Caro Rudá,

não sei se dá para se entusiasmar com essa iniciativa. Parece necessário, antes, ver o desenho desses comitês. Afinal, podem ser estruturas pouco representativas da realidade mineira e muito mais um endosso das decisões do governador. Ontem mesmo vi um comentário de um tucano mineiro de alta plumagem dizendo que um dos conselhos a serem criados seria composto pelo secretário da fazenda, de planejamento e pelo governador. Acho que só. E as reuniões desses seriam esporádicas. Em síntese, é fundamental ver o quão “emponderador” da sociedade são esses conselhos para aí sim pensar em sinais de novos tempos. Do contrário, é mais do mesmo.

GS disse...

Que tais comitês não sejam de fachada - a exemplo das audiências públicas federais, segundo sugestão desse blog - pois assim perdemos mais uma oportunidade de avanço da participação da sociedade civil junto ao governo.

Cético? Como não ficar se o passo anterior, leis delegadas, sinaliza para o centralismo.

Rudá Ricci disse...

Não estou criando nenhuma expectativa a respeito. Só afirmei que Anastasia se distancia do jeito tucano-paulista de governar e se aproxima do jeito petista. Nada mais.

GS disse...

Entendi, professor Rudá, apesar de não ser eleitor do psdb, também estou na torcida.