segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A lógica de Fernando Haddad no MEC


Começa o ano e o MEC já anuncia mudança no ENEM, com duas provas por ano. O ENEM virou o calcanhar de Aquiles de Haddad. Que é utilizado como fogo amigo para tentar derrubá-lo. Por este motivo, o principal foco do ministro é a sua estabilidade, a governabilidade que o sustenta.
Como antídoto o sindicalista e deputado Carlos Abicalil deve assumir a nova secretaria nacional do MEC, que tem como objetivo central atender prefeitos e secretários de educação. Uma pasta eminentemente política.
Haddad, em suas entrevistas de 2011, cita, recorrentemente, que vai seguir o Plano Nacional da Educação e suas 20 metas como seu programa. Destaca a equalização dos salários da categoria, cuja diferença é de 60% entre ensino fundamental e universitário. Se chegar perto disto, terá a grande maioria do professorado em suas mãos e se tornará o "Lula dos professores".
Finalmente, todas ações, arrisco, levam o signo da construção de sua governabilidade. E do centralismo. Este é o caso da definição do currículo de todos os níveis educacionais a partir do MEC. E de maneira indireta. ENEM, ENADE, IDEB e o anunciado ENEM do Professor impõem um novo currículo para ensino médio, universidades, cursos preparatórios e tudo o mais.
Há uma lógica potente em formação.

2 comentários:

DesProf.Peixoto disse...

Caro Rudá: sou professor no fim do mundo chamado de rondonia. Quando leio algo do Fernando Haddad, eu tremo de medo. Uma das coisa que temo profundamente é essa idéia do currículo único para todos. Lembra um epsódio do seriado:"Todo mundo odeia o CHRIS", onde todos dormem durante uma aula de literatura porque a professora segue o "programa" e quando, a conselho do Chris, tenta sair dele, quase perde o emprego e é deportada. Se essa droga virar realidade, para mim, a idéia de ensino como espaço de criação, vai paera o inferno. O tesão de ser professor broxa de vez. Sim, Rudá, poderia seguir meu blog? Quiçá dar uma colaboração de vez em quando? Ele se chama: Blog do DesProf.PEIXOTO. http://moisespeixoto.blogspot.com
meu e-mail é: seupeixoto@gmail.com
Poderias entrar em contato comigo? Eu e um velho amigo brigamos por causa do que vc. disse em uma entrevista a revista caros amigos de fevereiro de 2011. Esperarei o seu contato.

DesProf.Peixoto disse...

Aguardo seu contato.