sábado, 15 de janeiro de 2011

A correspondência entre Fritz Muller e Charles Darwin


Quando estive em Blumenau no final do ano passado, comprei um livro interessante|: a troca de correspondências entre Darwin e Fritz Muller (na foto). Muller, que era botânico, viveu em Blumenau entre 1852 e 1856 e de 1867 até sua morte em 1897, foi o primeiro a testar com uma pesquisa de campo o conteúdo proposto em Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural. Desde que chegou às suas mãos, quando residia em Desterro (o nome original de Florianópolis, que ganhou este último nome em homenagem a Floriano Peixoto), houve farta troca de correspondências. O botânico, pela contribuição ativa, foi citado 17 vezes nas reedições de "The Origin".
Há passagens que revelam a fome de informações dos dois pesquisadores. Vejam esta dúvida de Darwin:
Eu pergunto porque o chimpanzé não abre a boca quando espantado ou quando escutando. Tenha a gentileza de lembrar que estou ansioso para saber se algum macaco, quando grita violentamente, fecha seus olhos parcial ou totalmente...

Darwin fazia "pesquisa por encomenda" para muitos colaboradores. Daí a quantidade imensa de carta que emitia (dez por dia). Não tinha habilidade em dissecar e frequentemente pedia ajuda a Fritz Muller.
Vou citar mais uma curiosa troca de informações:
Darwin (em 12/4/1881): Caso o senhor seja apanhado por uma chuva pesada, eu lhe ficaria muito grato se mantivesse presente esta noção, e olhasse para a posição de tais folhas.
F. Muller (em 31/5/1881): Hoje já chove há mais de cinco horas, e acabo de ir através de meu jardim para ver qual a posição das folhas da Cassia

Os dois nunca se conheceram pessoalmente.

Nenhum comentário: