quarta-feira, 20 de julho de 2011

Eliane Catanhêde e a modéstia da grande imprensa

Ser cabotino parece um dom para a grande imprensa. E, hoje à noite, Eliane Cantanhêde ilustrou este predicado. No "Em Pauta", da Globonews, ao tentar isolar a imprensa nacional da possibilidade de enfrentar algum escândalo como a que envolve o jornal-pasquim "News of the World", da Inglaterra, atacou os blogs. Disse que os blogs não são tão independentes como dizem e sugeriu que se vinculam aos interesses do ex-Presidente Lula. Fiquei imaginando qual a investigação que teria feito na internet para chegar a tal conclusão, tendo em vista a quantidade de blogs existentes. O pior veio em seguida. Defendendo a grande imprensa, fez um elogio à empresa que a emprega que deturpou a verdade, o que seria o inverso do que se espera de um jornalista. Perguntou o que teria sido da Campanha das Diretas sem o envolvimento da Rede Globo. Para os incautos e jovens: a Rede Globo simplesmente não noticiava as manifestações de rua. Ficou assim, calada, até o último minuto do segundo tempo, quando não tinha mais como ignorar o maior movimento político do país.

Catanhêde tem razão em criticar a sigla PIG que alguns utilizam para nomear a grande imprensa (a sigla significa Partido da Imprensa Golpista). Mas devia se policiar para não dar tanto argumento para quem criou a sigla.

2 comentários:

Daniel Faria disse...

Na verdade, a grande vantagem da internet é que há uma pluralidade de opiniões muito maior do que na grande mídia. Criticar "os blogs" é idiotice, como se fossem todos iguais (malditos "blogueiros sujos").

Em tempo: também sou contra o uso da sigla PIG porque, apesar da tendência claramente anti-governista da grande mídia, dá a entender que os principais veículos atuam em bloco, o que não acho que seja verdade.

Angeline disse...

Essa senhora ou não sabe usar o computador, ou não tem acesso à internet. Dizer que os blogues atuam em prol do Lula, é o mesmo que se dizer cega. Quantos são os blogues que atuam para os tucanos? Tem até artista global fazendo isso... Como diriam os carcamanos: "Porca miseria!"