quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bullying em Belo Horizonte

Vídeo flagra bullying a adolescente na porta de escola

O motivo da briga seria uma discussão sobre uma partida de ping-pong

Thiago Ricci - Repórter - 18/05/2011 - 11:14

O vídeo de uma agressão de quatro jovens a um adolescente de 17 anos, próximo a duas escolas, está ganhando repercussão no Bairro Boa Esperança, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Diretores das unidades de ensino envolvidas estão reunidos, na manhã desta quarta-feira (18), com a Polícia Militar para discutir o assunto. A briga aconteceu na última quinta-feira (12) após discussão e troca de ameaças entre dois alunos do Sesi-Senai. O motivo do entrevero seria uma partida de ping-pong do dia anterior. Na saída da aula, por volta das 11h30, o adolescente de 17 anos foi cercado por quatro jovens e agredido. A cena foi flagrada por diversos alunos e alguns deles filmaram a briga.

3 comentários:

gabriel-lf disse...

Rudá,
uma pergunta.
Não seria uma briga? Entendo que Bullying seria uma agressão repetida, de caráter físico e moral, e não apenas uma briga...
Ou estou errado?
Abraços
Luís Bassoli

Rudá Ricci disse...

As cenas podem parecer uma mera briga, mas a caracterização da vítima e o tipo de intimidação constante que sofre caracterizam o conceito.

Fran disse...

O vídeo foi removido, não dá para acessá-lo do seu blog. Também não encontrei no youtube

As notícias que encontrei são do ano passado (20/05/2010), sobre o caso em que a família foi condenada a pagar indenização à uma adolescente por conta do Bullyng sofrido.
http://www.youtube.com/watch?v=d03-kKQ82GM

Mais e mais notícias se multiplicam. Porém,em meio a tantas "más notícias" gostaria de compartilhar esse vídeo que encontrei no youtube feito por adolescentes para um trabalho de escola sobre Bullyng.
Reafirma-se a importância dessa discussão no campo da educação, em especial nas escolas. Trabalhar sobre os diversos tipos de violência que perpassam a escola deve ser feita com alunos, professores, pais e comunidade, de modo que mais do que discussão, efetive-se ações de formação.

http://www.youtube.com/watch?v=HKGmzcfBzMk