terça-feira, 27 de abril de 2010

Instituto Cultiva é escolhido para compor Juri do Observatório Internacional da Democracia Participativa


Com grande satisfação, recebemos comunicado da Secretaria Técnica do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) para que o Instituto Cultiva (www.cultiva.org.br) de quem sou diretor geral, componha o Júri da V Distinção OIDP "Boas Práticas em Participação Cidadã.
Todo processo começa no mês de julho (com a recepção dos documentos) e finaliza no mês de setembro (com a pontuação das experiências selecionadas e com a posterior aprovação da resolução de todos os membros).
Até 30 de maio os governos municipais que desejarem aspirar ao prêmio apresentam sua candidatura.
Recentemente, Fortaleza foi premiado pelo OIDP.
Para acessar o site da OIDP, clique aqui

2 comentários:

Adolescentes do Projeto cCminhos da Cidadania disse...

Rudá,

As boas praticas deveriam vir da sociedade, não dos governos! Como estimular a participação da população, se se premia a participação tutelada?? è o povo quem deve se organizar e conquistar a garantia da participação! No minimo reconhecer esse esforço é fundamental, governos passam e sabemos o que acontece depois que eles passam, mesmo em governos de continuidade!!!

Rudá Ricci disse...

Giva,
Tem toda razão. Mas o problema é que é bom interferirmos para não existir alguma "pressão" política para um governo com participação camuflada (como a de Belo Horizonte) ganhe distinção internacional. Outro problema é que grande parte de nossa sociedade civil de hoje é muito conservadora, fechada em sua família. Veja pesquisa organizada por Bolivar Lamounier (83% dos brasileiros citam apenas a família como organização social de confiança). Estou travando um embate pública com iniciativas deste tipo, como o homescholling e, agora, a alteração do artigo 160 da Lei Orgânica de BH.
Mas você continua com razão de chamar a atenção.