segunda-feira, 19 de abril de 2010

Globo suspende campanha acusada de tendenciosa


A campanha eleitoral já revela que será a de mais baixo nível desde a redemocratização do país. Para não "ser acusada de tendenciosa" e favorável a José Serra (PSDB), a Central Globo de Comunicação decidiu suspender a veiculação da campanha institucional dos seus 45 anos. Segundo a emissora, a propaganda havia sido elaborada em novembro de 2009. Contudo, o coordenador da campanha da pré-candidata Dilma Rousseff, Marcelo Branco, havia acusado a campanha de veicular "mensagem subliminar", acusando-a de inspirar-se no lema de Serra, "O Brasil pode mais". Também disse que a pretexto de comemorar os 45 anos da emissora, destacava na campanha o número 45, que coincide com o número do PSDB (ver ilustração desta nota).
A Globo prova que a campanha foi elaborada em novembro, quando não existia candidatura organizada de José Serra.
O que pensar? A coincidência do número me parece bobagem. Mas o mesmo slogan? É coincidência em demasia, não?

2 comentários:

Marcelo Delfino disse...

Isso mesmo, Rudá. O PT reclamar da coincidência do número 45 é chororô e criancice da parte deles. Todos sabiam desde que o mandato de presidente passou a ser de 4 anos que em 2010 a Globo completaria 45 anos e fatalmente o PSDB lançaria candidatos a presidente e governador (em alguns estados) obrigatoriamente com o número 45.

O slogan, sim, é suspeito. Cabe recurso ao TSE.

Isso me lembra a campanha de prefeito em 2004. Naquele ano, o senador Marcelo Crivella (à época no PL) se candidatou a prefeito do Rio. Na campanha eleitoral, a Igreja Universal do titio Edir Macedo lançou uma campanha chamada de Salmo 22. O mesmo número do PL e de Crivella.

Na época, o TRE multou a TV Record (que veiculava os programas com a campanha Salmo 22) e tirou a TV do ar por 24 horas.

GS disse...

Ligando os pontos...

Numa semana, não sei se nos outros meios também, o SENSUS foi hostilizado na Globo. Na semana seguinte, a Fátima Bernardes, num ar de muita seriedade, e poucos amigos, noticia a pesquisa do DataFolha.

O problema é. Já pensou se esse jogo de cena dessa vez dá certo, e o candidato do psdb-dem leva?

É por isso, professor Rudá, que outro dia eu deixei transparecer aqui a minha torcida pró-Dilma.

É o pavor meu caro. Pavor que me invade a alma quando penso nisso.

Já sabedor que essa turma trama mesmo...