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Sobre a questão da nota abaixo, tenho uma leitura muito similar à do ex-ministro Paulo Renato. Não destacaria universidades especificamente, mas é evidente que as universidades brasileiras não sabem formar professores. E é evidente que teorias gerais se sobrepõem às questões concretas da sala de aula. Em todo o país, quando se pergunta quais são os instrumentos básicos de avaliação pedagógica, todos ficam quietos. Ninguém sabe distinguir claramente uma prova objetiva de prova operatória, ou que dado uma auto-avaliação busca que difere de observação e registro. Se não se sabe avaliar, como é possível dialogar com dificuldades de aprendizagem?
É tão básico quanto um médico saber fazer anamnese.
Um comentário:
Há muitos estudos a respeito. Indico a tese de doutoramento de minha esposa, Cláudia Sapag Ricci. O título é "A Formação do Professor e o Ensino de História".
Você acessa pelo site http://www.teses.usp.br/ . Basta digitar Cláudia Ricci no link para busca.
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