quarta-feira, 14 de maio de 2008

Síntese da política educacional de Aécio Neves


O Sindute/MG, sindicato dos professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais, elaborou a seguinte síntese do que compreende ser o cerne da política educacional do governo Aécio:
1)Política Focalizada
Subdivide-se em duas frentes:
a)Atuação sobre escolas de regiões vulneráveis (risco, violência e dificuldades de aprendizagem).
b)Implantação das escolas-referência (escolas modelo)

2)Melhoria dos indicadores e avaliações externas
Os indicadores que orientam o olhar pedagógico da SEEMG são os publicados pelo SAEB, ENEM, IDEB e SIMAVE. São todos quantitativos, com ênfase na leitura e escrita e operações matemáticas. Não há preocupação ou avaliação de processos ou temas relacionados com comportamento e raciocínio crítico. A reforma curricular do Ensino Médio teve como intenção separar áreas de conhecimento (exatas/humanas), voltada nitidamente para o mercado e resultados nas avaliações externas. As escolas de tempo integral adotam reforço (sem projetos pedagógicos claros) para os alunos com baixos índices de rendimento.

3) Ação pedagógica de natureza instrucional
Não há preocupação com o processo individual de aprendizagem que definiria o professor como ator e investigador deste processo. Ao contrário, o professor é executor de tarefas de reforço e instrução.

4)Valorização dos elementos de controle de resultados e gestão
O principal agente de controle passa a ser o Supervisor, que tem suas funções determinadas pelo Guia do Supervisor Pedagógico.

5)Escola Modelo
A Escola Modelo perseguida pelo governo estadual é aquela desenhada nas Escolas Referência: aparência de tipo empresarial (sala de professores, jardins, quadras cobertas), implantação de sistemas de controle sistemáticos e parcerias com a iniciativa privada. Para a SEEMG as escolas-modelo devem melhorar sua capacidade gerencial, implantar cursos de capacitação para professores e gestores. Receberam verbas para investimentos para melhoria da estrutura física (diferenciada do restante da rede).

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