sexta-feira, 30 de maio de 2008
O que incomoda e o que desafia professores da rede pública de ensino
Estive, hoje, em Campestre, sul de Minas Gerais (perto de Poços de Caldas), para dar uma palestra para professores da rede pública (estadual e municipal de ensino). Aproveitei e, antes de iniciar a palestra, passei uma lista para saber o que mais incomoda e o que mais desafia os professores, em sala de aula. As respostas foram:
A. O que mais incomoda
Indisciplina; Alunos totalmente sem interesse; cada vez mais conversando uns com outros; Agressão entre alunos; falta de apoio da família no acompanhamento; Falta de estrutura e muita cobrança por resultados estatísticos, sem se preocupar com a qualidade; Falta de cursos de capacitação; Falta de tempo; Não percepção da identidade (do professor), que dificulta entender a identidade do aluno; Falta de recursos para dinamizar as aulas; Falta de limites dos alunos.
B. O que mais desafia
Conseguir oferecer um ensino que seja realmente necessário; Ensinar o aluno desinteressado; Fazer o aluno querer aprender; Socialização e convivência saudável;
Conscientização, reflexão, profissionalismo, com valorização salarial e carreira; trazer a comunidade para a escola; Ganhar o respeito dos alunos; Apesar da desvalorização, mais interesse do professor no seu exercício; Motivar alunos para participarem das aulas; Ministrar aulas atrativas; Troca de experiências metodológicas/estudar sobre; Trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais numa turma numerosa e heterogênea.
É perceptível o grau de engajamento dos professores, a partir da leitura dessas respostas. Uma categoria cada vez mais madura (e angustiada com as condições de trabalho e exigências progressivas dos órgãos governamentais). A tensão causada pelas avaliações sistêmicas, meramente quantitativas (SAEB, SARESP, SIMAVE e outras) desmontam qualquer proposta pedagógica mais séria e focaliza tudo no resultado estatístico, provocando soluções tradicionais e ultrapassadas, como aulas de reforço (memorização, reflexo condicionado, simulações e por aí afora).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário