domingo, 23 de maio de 2010

Minha participação na Folha de SPaulo de hoje

4 comentários:

Rodrigo Machado disse...

Ruda, tu não acha que um modelos como as OSs, só que fiscalizado de perto por um conselho escolar regional eleito (da mesma forma que hoje é o conseho tutelar - por exemplo, embora sem nenhuma relação na função), seria um caminho para a educação? Sou da saúde, e não gosto das OSs porque elas não são transparentes à população, e por isto, na minha opinião, violam o SUS. Mas há pontos positivos no projeto.

Rudá Ricci disse...

Muito interessante, Rodrigo.
Mas veja, o problema é a incongruência entre modelo pedagógico e de contratação dos professores. O modelo pedagógico iniciado com os PCNs exige maior tempo do professor para analisar o desenvolvimento dos alunos. A LBEn também vai neste caminho, ao sugerir escola em tempo integral (não escola integrada que é outra coisa bem diferente). Mas o professor não tem dedicação exclusiva, não tem biblioteca de apoio para ele, não tem tempo para planejamento, tem tripla jornada. Para piorar, os "gestores" criam o absurdo de premiação por desempenho dos alunos (não há relação entre uma coisa e outra).

coep disse...

Curiosidade: Na “panelinha do nassif” (um portal com mais de 1500 professores e que expulsa quem defende alunos, mães e pais), não demorou muito para aparecer alguém culpando “a falta de repressão aos alunos”, e que “É preciso reintroduzir elementos de disciplina e de ordem, e temos VERGONHA de fazer isso”… Foi dito até mesmo que grande parte dos professores são competentes… e conclui dizendo que “Esse professor não tem mais em mãos os instrumentos para dominar uma minoria de estudantes VIOLENTOS. Eles tomam conta do pedaço, e a relação padagógica se esfarela. Tenho a impressão de que é isso que está acontecendo“. (”A delicada relação professor-aluno”, panelinha do nassif, 13/02/2010

Foi preciso uma intervenção do próprio Rudá Ricci para mostrar as bobagens escritas no artigo publicado na “panelinha do nassif”.

Mauro Alves da Silva. movimentocoep.ning.com

Ana Janaina disse...

Caro Rudá,

Vi a postagem no blog do Nassif e, assim, cheguei ao seu blog. Não trabalho na Educação, mas na Justiça, com adolescentes em conflito com a lei e, logo, temos na Educação um parceiro da rede social.

Por isso, gostaria de saber se é possível ter acesso à pesquisa citada, realizada nas escolas de SP? (Meu email é anajanaina@hotmail.com)

Um abraço,

Ana.