sábado, 29 de maio de 2010

Cresce apoio ao voto facultativo


Aumenta o número de brasileiros que apóia o voto facultativo, segundo o DATAFOLHA: 48% são a favor e 48% são contra a obrigatoriedade. Em 2008, a diferença (a favor do voto obrigatório) era de dez pontos.
Segundo relatório do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral, com sede na Suécia, apenas 30 países mantêm hoje em dia voto obrigatório nas eleições nacionais.
Se o voto não fosse obrigatório no Brasil, 55% dos entrevistados afirmam que votariam, contra 44% que optariam por não votar. Os mais ricos (62% acima de dez salários mínimos e 66% entre cinco e dez) e os mais escolarizados (65%) são os que mais iriam às urnas se o voto fosse facultativo, e os mais pobres (52%) e os menos escolarizados (52%) são os que menos votariam. Por outro lado, os mais ricos (59%) e os mais escolarizados (59%) são os mais favoráveis ao voto facultativo, e os mais pobres (52%) e os menos escolarizados (52%) são os mais favoráveis à obrigatoriedade de votar.
A ambiguidade como traço da cultura política dos brasileiros mais pobres e menos instruídos parece se manter neste caso: são favoráveis à obrigatoriedade do voto, mas se fosse facultativo, parte significativa deste segmento social não votaria.

Nenhum comentário: