domingo, 30 de maio de 2010

Ipatinga já tem prefeito


Um sofrimento só. Desde as eleições municipais, Ipatinga, a principal cidade do Vale do Aço (MG) não conseguia ter um prefeito. Todos foram sendo cassados. Finalmente, uma eleição extemporânea ocorrida hoje deu a vitória à Robson Gomes, do PPS (que esteve no cargo por um breve mandato tampão). Obteve 74.809 votos.
Em segundo lugar ficou Maria Cecília Delfino (51.955 votos), esposa de Chico Ferramenta (ex-prefeito e que venceu as eleições de 2008, mas não tomou posse por ter sido cassado.
Há várias destaques a serem feitos:
1) 32 mil eleitores não votaram. Brancos e nulos somaram quase 8 mil votos;
2) Esta eleição rachou o PT local. Parte dos sindicalistas cutistas e os ex-deputados José Ivo e João Magno apoiaram o candidato do PPS. Em 11 de maio último o ex-metalúrgico e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Ipatinga, Edinho Ferramenta, afirmou que assim como ele, vários militantes petistas romperam com a candidata Cecília Ferramenta (PT) e resolveram apoiar a candidatura do ex-prefeito interino Robson Gomes (PPS);
3) Esta eleição pode ter sido um momento de ruptura da liderança de Chico Ferramenta naquela região. Uma mudança das mais significativas no mapa político mineiro.

Nenhum comentário: