segunda-feira, 17 de maio de 2010

A análise de Cesar Maia sobre a pesquisa Vox Populi

Do Ex-blog de Cesar Maia:
1. O Instituto Vox Populi divulgou pesquisa realizada entre 8 e 13 de maio onde Dilma aparece com 37% das intenções de voto em lista cheia, Serra 34% e Marina 7%. Imediatamente, muitos questionaram a seriedade da pesquisa. Esse é um caminho equivocado para se analisar as pesquisas. Como este Ex-Blog explicou em uma nota dias atrás, as pesquisas apenas sondam o "grid de largada", até que se intensifique o "jogo de coordenação" (expressão estatística que denota o processo de distribuição de informações e a troca de opinião crescente entre as pessoas até transformar a intenção de voto em decisão de voto).

2. É natural que nessa altura do campeonato as pesquisas flutuem. Os dados internos cruzados do Vox Populi reafirmam os mesmos vetores dos outros institutos: Dilma vence no Nordeste, perde em SP e no Sul, equilibra entre os homens, perde entre as mulheres... O que ocorreu, no caso, foi uma ampliação do nível de Dilma pelo fato da pesquisa ter sido contratada para o período em que os comerciais do PT na TV estavam no ar.

3. Pode se dizer que foi um truque do PT. É provável que se o PSDB fizesse o mesmo em seus comerciais, Serra ampliaria sua vantagem. Mas isso não impede que seja usada para fins de análise.

4. Na medida em que uma pesquisa ao meio de comerciais na TV altera os patamares de intenção de voto, pode-se dizer que, pelo menos, naquela faixa, o voto está longe de estar cristalizado. Repare que Marina ficou nos mesmíssimos 7% de 30/31 de março. Serra perdeu 4 pontos e Dilma avançou 4 pontos. Houve uma simples troca. Por quê? Porque nesta faixa de 4 pontos a intenção de voto está muito frouxa.

5. Caberia às campanhas compararem as duas pesquisas do Vox Populi e verem em que pontos ocorreram esta troca e acentuar a campanha nesses pontos, observando seus cruzamentos sócio-espaciais.

6. Por outro lado, isso indica também que a campanha da oposição deve se preocupar em cristalizar as intenções de voto antes de a TV entrar, pois o natural caminho de Dilma será tocar um realejo, esperando 15 de agosto para que Lula entre na telinha e tente desequilibrar o jogo. Essa possibilidade será tanto menor quanto maior a cristalização. E essa não se conquista em palcos engravatados e entrevistas na mídia.

7. A cristalização se dá através dos multiplicadores de opinião. E são eles que prioritariamente devem ser mobilizados e motivados. Melhor que ir numa associação empresarial é reunir num auditório a militância e orientá-la e mobilizá-la. Se essa pesquisa sinalizou para isso, então, Santa Pesquisa.

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