segunda-feira, 24 de maio de 2010

E se Aécio não for vice?


Em entrevista a Terra Magazine, o sociólogo e "bruxo" dos tucanos, Antonio Lavareda, afirmou que se 80% dos eleitores que desejavam um terceiro mandato para Lula aderirem a Dilma, "ela ganha a eleição".Já para Marcos Coimbra, do Vox Populi, Serra é conhecido por 80% da população e tem pouco espaço para crescer. Dilma estaria tirando intenções de voto dele. Para este analista, "há ainda cerca de 40% do eleitorado que conhecem mal ou não conhecem Dilma. Ela pode crescer mais 20 pontos nesse segmento." Finalmente, relativiza o peso de Aécio como vice de Serra: "Minas é 11% do eleitorado. Aumentar 20 pontos no estado é 2% no total do país. Pode ser muito pouco no resultado final."
Pela útima pesquisa Sensus, 27,1% dos eleitores afirmaram que votariam apenas no candidato indicado por Lula e 33,7% afirmaram que poderiam votar no candidato de Lula. Mas, ainda há um problema para os tucanos: 55% do eleitorado não votará em Serra se souber que é indicado por FHC, segundo a Sensus (20% farão o mesmo se souberem que o candidato é apoiado por Lula e apenas 5,7% votam apenas no candidato apoiado por FHC). Pela última pesquisa Sensus, os que preferem conhecer o candidato primeiro perfazem 15% do eleitorado.
Pois bem, até o mês passado a parcela que afirma "conhecer bem" a petista girou ao redor de 14%, e a que diz conhecê-la "mais ou menos" se estabilizou em 33% (segundo o IBOPE). Outros 7% nunca ouviram falar na ex-ministra-chefe da Casa Civil, que nunca concorreu a cargos eletivos.
Estamos falando, portanto, de algo ao redor de 60% dos eleitores que afirmam conhecer a candidata de Lula (incluindo aqueles que não estão muito convictos sobre isto). Este é o dado citado por Marcos Coimbra em sua entrevista. São 9 milhões de brasileiros que a desconhecem por completo (os 7% citados acima).
Tudo isto para reafirmar que ou Serra cria um fato político marcante até agosto, ou enfrentará Lula na TV e jogará suas últimas fichas nos debates entre os dois candidatos (que podem não existir, como já ocorreu em anos anteriores, com outros candidatos, como Jânio Quadros).
O fato político novo seria Aécio Neves vice de Serra. Mas Marcos Coimbra avalia que o impacto será pequeno.
Qual seria, então, o Plano B para tucanos?

2 comentários:

Unknown disse...

O plano B é o "Tapetão" e esse golpe a Folha de São Paulo já vem preparando.

oposição disse...

O Plano "B"? O Golpe através do PIG/TSE/MARCO AURÉLIO/GILMARDANTAS.