Ruda, tu não acha que um modelos como as OSs, só que fiscalizado de perto por um conselho escolar regional eleito (da mesma forma que hoje é o conseho tutelar - por exemplo, embora sem nenhuma relação na função), seria um caminho para a educação? Sou da saúde, e não gosto das OSs porque elas não são transparentes à população, e por isto, na minha opinião, violam o SUS. Mas há pontos positivos no projeto.
Muito interessante, Rodrigo. Mas veja, o problema é a incongruência entre modelo pedagógico e de contratação dos professores. O modelo pedagógico iniciado com os PCNs exige maior tempo do professor para analisar o desenvolvimento dos alunos. A LBEn também vai neste caminho, ao sugerir escola em tempo integral (não escola integrada que é outra coisa bem diferente). Mas o professor não tem dedicação exclusiva, não tem biblioteca de apoio para ele, não tem tempo para planejamento, tem tripla jornada. Para piorar, os "gestores" criam o absurdo de premiação por desempenho dos alunos (não há relação entre uma coisa e outra).
Curiosidade: Na “panelinha do nassif” (um portal com mais de 1500 professores e que expulsa quem defende alunos, mães e pais), não demorou muito para aparecer alguém culpando “a falta de repressão aos alunos”, e que “É preciso reintroduzir elementos de disciplina e de ordem, e temos VERGONHA de fazer isso”… Foi dito até mesmo que grande parte dos professores são competentes… e conclui dizendo que “Esse professor não tem mais em mãos os instrumentos para dominar uma minoria de estudantes VIOLENTOS. Eles tomam conta do pedaço, e a relação padagógica se esfarela. Tenho a impressão de que é isso que está acontecendo“. (”A delicada relação professor-aluno”, panelinha do nassif, 13/02/2010
Foi preciso uma intervenção do próprio Rudá Ricci para mostrar as bobagens escritas no artigo publicado na “panelinha do nassif”.
Vi a postagem no blog do Nassif e, assim, cheguei ao seu blog. Não trabalho na Educação, mas na Justiça, com adolescentes em conflito com a lei e, logo, temos na Educação um parceiro da rede social.
Por isso, gostaria de saber se é possível ter acesso à pesquisa citada, realizada nas escolas de SP? (Meu email é anajanaina@hotmail.com)
4 comentários:
Ruda, tu não acha que um modelos como as OSs, só que fiscalizado de perto por um conselho escolar regional eleito (da mesma forma que hoje é o conseho tutelar - por exemplo, embora sem nenhuma relação na função), seria um caminho para a educação? Sou da saúde, e não gosto das OSs porque elas não são transparentes à população, e por isto, na minha opinião, violam o SUS. Mas há pontos positivos no projeto.
Muito interessante, Rodrigo.
Mas veja, o problema é a incongruência entre modelo pedagógico e de contratação dos professores. O modelo pedagógico iniciado com os PCNs exige maior tempo do professor para analisar o desenvolvimento dos alunos. A LBEn também vai neste caminho, ao sugerir escola em tempo integral (não escola integrada que é outra coisa bem diferente). Mas o professor não tem dedicação exclusiva, não tem biblioteca de apoio para ele, não tem tempo para planejamento, tem tripla jornada. Para piorar, os "gestores" criam o absurdo de premiação por desempenho dos alunos (não há relação entre uma coisa e outra).
Curiosidade: Na “panelinha do nassif” (um portal com mais de 1500 professores e que expulsa quem defende alunos, mães e pais), não demorou muito para aparecer alguém culpando “a falta de repressão aos alunos”, e que “É preciso reintroduzir elementos de disciplina e de ordem, e temos VERGONHA de fazer isso”… Foi dito até mesmo que grande parte dos professores são competentes… e conclui dizendo que “Esse professor não tem mais em mãos os instrumentos para dominar uma minoria de estudantes VIOLENTOS. Eles tomam conta do pedaço, e a relação padagógica se esfarela. Tenho a impressão de que é isso que está acontecendo“. (”A delicada relação professor-aluno”, panelinha do nassif, 13/02/2010
Foi preciso uma intervenção do próprio Rudá Ricci para mostrar as bobagens escritas no artigo publicado na “panelinha do nassif”.
Mauro Alves da Silva. movimentocoep.ning.com
Caro Rudá,
Vi a postagem no blog do Nassif e, assim, cheguei ao seu blog. Não trabalho na Educação, mas na Justiça, com adolescentes em conflito com a lei e, logo, temos na Educação um parceiro da rede social.
Por isso, gostaria de saber se é possível ter acesso à pesquisa citada, realizada nas escolas de SP? (Meu email é anajanaina@hotmail.com)
Um abraço,
Ana.
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