quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O mundo em RPM acelerado


A enquete que postei neste blog já caducou antes da data final que defini. Quase 70% dos votantes acreditam que o apagão que ocorreu recentemente não se relaciona com o ocorrido no governo FHC. O problema é que nesta semana quase ninguém postou sua opinião. Justamente porque nosso país é tão criativo e surpreendente, que um fato é superado em poucos dias. O caso do mensalão do DEM (que, parece, é de outros partidos também), já fez caducar o que seria explorado nas eleições de 2010.
O que me incomoda é como o eleitor, cidadão comum, é desprovido de controle sobre os seus representantes. Não é possível que não consigamos criar alguma condicionante para políticos que já cometeram falcatruas. Arruda é reincidente. Até em letra de forró, reincidente morre no coração. Mas na política tupiniquim, parece que o erro é devorado pelo erro seguinte.
Não acredito que seja memória curta. Não é. É cinismo e descaso do cidadão em relação ao mundo político. Um mundo apartado da vida real, uma espécie de película que até afeta os sentimentos, mas que dura o tempo que destruímos a pipoca salgada e o refrigerante à nossa frente. Afinal, trata-se de uma ficção!

Nenhum comentário: