terça-feira, 15 de março de 2011

A pouca ousadia de Aécio


Muitos analistas políticos e lideranças que transitam por Brasília afirmam, surpresos, que Aécio parece perdido e ainda não revelou "a que veio" no Senado. Obviamente que grande parte dos críticos vem do bloco serrista ou tucano-paulista, como Reinaldo Azevedo. Mas não só.
Pode ser apenas um momento, assim como ocorre com um jogador. Evidentemente terá novo fôlego até 2014. Mas o problema é que há grande movimentação política na preparação das eleições municipais do próximo ano. E este bonde parece que ele perdeu.
E perdeu, em minha opinião, porque apostou suas fichas na casa errada. Se apoiou no DEM para entrar no nordeste. Tem em ACM Neto seu fiel escudeiro nordestino. A próxima direção do DEM, que será eleita nos próximos dias, é toda aecista. Mas o DEM está esvaziando com a saída do Kassab. Enfim, se o impacto da saída de Kassab for muito grande, seu esforço dos últimos meses não terá servido para muita coisa. E terá que começar do zero.
Confesso que este seria o segundo erro de leitura política em pouco tempo. Na última eleição municipal cometeu o mesmo erro e perdeu nas principais cidades-pólo de Minas Gerais.

Nenhum comentário: