quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Balão de ensaio também é coisa de mineiro


As apostas e balões de ensaio para composição do governo Anastasia continuam girando os corredores do poder. Há, é verdade, a cortina de fumaça da lei delegada que confere carta branca durante 30 dias (1º a 30 de janeiro) para o governador eleito editar leis prevendo mudanças administrativas.
Inicialmente, a expectativa da base aliada é que Anastasia convidaria o deputado federal Alexandre Silveira (PPS, o "todo poderoso" da região de Ipatinga) para assumir a Secretaria de Transportes e Obras Públicas, abrindo uma vaga de suplente na Câmara Federal. Outro nome citado é o do deputado federal não reeleito Mario Heringer (PDT), para a pasta da Saúde. Heringer tem um humor e trânsito que chegam a ser contrastantes com o perfil dos políticos mineiros da atualidade.
Também são citados: Tilden Santiago (PSB), Ana Lucia Gazzola (PSB, ex-reitora da UFMG), Agostinho Patrus Filho (PV) e Dilzon Melo e Braulio Brás (ambos do PTB).
Cláudio Beato, professor da UFMG que coordenou o plano de governo de Anastasia, é um dos mais cotados para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Regional, que vai ganhar mais destaque durante o próximo governo. Uma das dúvidas é o lugar que ocupará Andrea Neves. Vinculam o nome da irmã do senador Aécio com a Secretaria de Cultura. Contudo, eu me recolheria por um tempo. Andrea ficou muito exposta no último ano.
Do PSDB citam o deputado federal Nárcio Rodrigues para Ciência e Tecnologia, abrindo outra vaga para um suplente aliado. Nárcio tentará o Senado na próxima eleição. Uma outra opção seria o filho de Danilo de Castro, o deputado federal reeleito Rodrigo de Castro, para a Secretaria de Governo, preparando-o para a eleição de 2012 (candidatíssio à prefeito de Belo Horizonte).
O DEM apresenta o seguinte pacote: três pastas (sendo uma a de Governo, que podem negociar pela Secretaria de Obras) e a primeira secretaria da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.

Meio pesado para servir como aperitivo, não?

Nenhum comentário: