quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
A pulverização da verba publicitária do governo federal
Acabaram de colocar o ovo em pé. A Folha publicou a pulverização das verbas públicas em campanhas publicitárias do governo federal. São 8.094 veículos contemplados. De 2003 até hoje houve um aumento de 1.522% no número de órgãos de imprensa que recebem recursos federais como receita publicitária. Eram 499 em 2003 e somam hoje 8.094. Os dois governos Lula investiram, em média, R$ 2,3 bilhões por ano em publicidade.
Eugenio Bucci analisou os dados e sustenta que R$ 2,3 bilhões correspondem a quase um terço do que a Rede Globo faturou com publicidade ao longo de 2009.
O problema é maior do que parece ao bem intencionado Bucci. Todos os governos estaduais e vários municipais praticam o mesmo expediente. Em MG, muito se falou sobre jornalistas do interior contratados por governos e parlamentos. Também se falou sobre verbas que salvaram grandes jornais da falência. Mereceria algum levantamento similar ao feito pela Folha. Que fique claro: não há nenhum atenuante à crítica de uso de dinheiro público, do contribuinte, para criar uma imagem pública favorável. Mas o problema é generalizado neste país gigantesco com veículos de comunicação pulverizados e quase nunca autosuficientes.
Vale a pena um estudo a respeito.
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