segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ministros indicados hoje revelam guerra nos bastidores


Orlando Silva (PC do B) permanecerá à frente do Ministério do Esporte. Se eu fosse do PCdoB, começava agradecendo o Papai Noel desde hoje. Mas foi suado. Dilma cogitou indicar Luciana Santos (PC do B), ex-prefeita de Olinda, para aumentar o número de mulheres no primeiro escalão. Mas nada dos guerreiros baixarem a guarda. Os guerreiros tentam, agora, emplacar o todo poderoso que vai gerir as Olimpíadas. Vamos ver. Só levam se Aécio continuar tentando agarrar o bloquinho. Mas Dilma está desmontando o jogo dos aecistas no nordeste, o que deve lhe tomar tempo e deixar PDT, PSB e PCdoB órfãos.
De qualquer maneira, emplacou Maria Lucia de Oliveira Falcón, secretária de Planejamento de Sergipe, no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Esta vai doer até o final do primeiro semestre, quando se negocia o Plano Safra. A Democracia Socialista, que comandou o MDA durante estes anos, sentiu o golpe. Era para o ministro ser Joaquim Soreano, boa-praça que conheço desde que tinha cabelos pretos. Dilma peitou esse pessoal. Talvez tenha algo com o nome da sigla... muito socialista para o gosto do lulismo. E apoiou o baixo clero petista na escolha do candidato à Presidência da Câmara Federal. Sei não, mas acho que vai ser mais duro negociar o Plano Safra em 2011. De qualquer maneira, Déda está no campo mais próximo dois movimentos sociais, no interior do PT.
Mulher do ex-presidente da CUT na Bahia, Péri Falcón, Maria Lúcia foi assessora econômica do sindicato dos petroleiros e químicos no Estado quando era presidido por Jaques Wagner. É economista da UFSE, engenheira agrônoma e muito ligada ao governador. Implementou a modernização na gestão de Sergipe, em parceria com o Movimento Brasil competitivo, do empresário Jorge Gerdau. Ao mesmo tempo, tem ligação com os movimentos sociais do campo, como o MST. Em Sergipe, já implantou projetos em conjunto que envolvem desde a irrigação na região do semi-árido para pequenos produtores a pagamento de bolsa para os trabalhadores dos canaviais durante o período da entressafra.
Finalmente, a socióloga Luiza Bairros vai para a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; e Tereza Campelo, economista e mulher do ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira, para o Ministério do Desenvolvimento Social.

Nenhum comentário: