terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Minhas leituras em dia


Começo a colocar minhas leituras em dia. Leio "Políticas para o desenvolvimento local", organizado por Ladislau Dowbor e Marcio Pochmann. Conheci Ladislau pelas mãos de Paulo Freire. Foi logo depois de ingressar na PUC-SP. E quase fui parar em Moçambique, como voluntário. Não me lembro o que deu errado. Aliás, Moçambique é um país que cruza meu caminho o tempo todo. Fui convidado para abrir o evento da Cáritas/Vaticano dos países de língua portuguesa que ocorreria lá. Na última hora, tive problemas com minha vacinação contra febre amarela. No ano passado, fomos contatados para montar programas de formação em gestão pública à distância em parceria com algumas organizações de Moçambique. Vamos ver se dá certo.
Também leio "Web e Participação: a democracia do século XXI" (Drica Guzzi) e "Estado de Exceção" (Giorgio Agamben). Agamben é o italiano responsável pela tradução das obras de Walter Benjamin para seu país. Leciona estética em Veneza. Este livro que começo a ler sustenta que o Estado de exceção (como o uso de violência sem regulação) é paradigma de governo nos dias atuais. Vamos ver.

Nenhum comentário: