quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

E Lula virou nome de reserva de petróleo


A área de Tupi teve sua comercialidade declarada nesta quarta-feira pela Petrobras e os sócios Galp e BG. O novo campo será denominado Lula, e tem reservas estimadas em 6,5 bilhões de barris de petróleo e gás recuperáveis. Tupi era o nome provisório da área descoberta. Após a declaração de comercialidade, os campos recebem nomes de espécies da fauna marinha.
Esta decisão é um excesso. Perigoso. E desnecessário. Mudar nome de rua ou reserva de petróleo não muda em nada a avaliação do governo. Está no campo da memória, do marketing político. Ou da bajulação descarada.

Um comentário:

Valéria Borborema disse...

Rudá, nós temos que aprender a conviver com o mito Lula. Foi-se, por enquanto, o presidente para nascer o mito. É inegável que Lula mudou o Brasil e quebrou paradigmas antes cuidadosamente conservados pelos ocupantes do Planalto, sobretudo após a redemocratização do país. Como se não bastasse, o ex-torneiro mecânico conseguiu eleger a primeira mulher presidente da nação tupiniquim e, de quebra, perpetuar e reforçar por mais quatro anos os avanços de seu governo. Então é preciso que nos acostumemos a esse tipo de manifestação. Ainda mais no Brasil onde cultuar líderes, heróis torna-se quase uma necessidade. Desde que me entendo por gente não me lembro de uma personalidade com esse poder na política. À exceção de Tancredo Neves que, durante as campanha das Diretas Já e posterior eleição biônica à Presdiência, ensaiou esse papel até algum tempo após sua morte.