sábado, 20 de junho de 2009

Sopa Camponesa e Garfo


Hoje, o Decanter serviu como entrada no almoço (harmonização com vinhos) uma sopa de camarão com aipo, acompanhada de Rosé Carménère Santa Inés, 2007 (chileno). Por um equívoco, serviram a sopa com garfo e faca. No começo, fiquei em dúvida. É que lembrei da sopa camponesa que comi em Barcelona, num inverno dos anos 90. Pedi a sopa e veio acompanhada de um garfo. Achei que tinham errado e chamei o maitre. Perguntei sobre onde andaria a colher e ele me disse que aquela sopa se toma com garfo e faca, mas se eu desejasse, ele providenciaria uma colher. Fiquei com cara de colher e disse que preferia comer como eles comem. Os legumes e feijões enormes se comem com garfo.
Há várias receitas de sopa camponesa. São simples e vale a pena. Reproduzo uma das receitas:

Sopa camponesa
Ingredientes 1/2 nabo, não muito grande
1/2 cabeça de repolho, das pequenas
2 cebolas médias (ou 2 alhos poros)
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de salsa picadinha
4 batatas
4 cenouras
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo
Pique as batatas, cenouras, cebola e nabo em pedaços razoáveis e o repolho em tiras. Algumas receitas incluem feijão branco. Na Espanha, colocam favas. Acho que dá para incluir ervilhas frescas, na vagem.
Coloque a manteiga em uma panela e quando estiver bem quente refogue os vegetais por 5 minutos. Junte 2 litros d'água fria e tempere com sal e pimenta a gosto
Cubra a panela e cozinhe durante 40 minutos aproximadamente
Sirva esta sopa bem quente, sobre torradas
Coloque por cima um pouco de salsa picada

Nenhum comentário: