domingo, 28 de junho de 2009

Economia mineira em baixa


Como já havia sido identificado pela Secretaria Estadual da Fazenda, a Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresas), realizada pelo IBGE, revelou que Minas Gerais é o último Estado da região sudeste em produtividade e salários médios. A média salarial anual mineira é de 15 mil reais, contra 30 mil reais do RJ, 23 mil de SP e 18 mil do ES. Existe um evidente problema de baixo valor agregado nos produtos mineiros. Há, ainda, destaque negativo nas indústrias de vestuário e alimentos, que exigem baixa qualificação profissional e são pouco intensivas em capital.
Minas Gerais é Estado das commodities. O minério de ferro continua sendo o principal produto da indústria local. As que mais empregam são, justamente, alimentos, bebidas e vestuário.
O que agrava este cenário é a ausência de planejamento e orientação por parte do governo estadual. Um Estado que foi símbolo de planejamento e indução ao desenvolvimento, caiu nas garras do hipeliberalismo. Alguns "realistas" dizem que o governo estadual têm pouco a fazer. Mas qual o motivo para a Bahia ter tentado orientar o desenvolvimento, atraindo indústrias? Qual o motivo para o Maranhão, de Jackson Lago, ter procurado descentralizar sua gestão para criar fomento ao desenvolvimento do interior? Por qual motivo Minas Gerais não criou sub-governadorias como SP fez no início deste ano?
Não se trata de problema orçamentário, mas de orientação ideológica de governo.

Nenhum comentário: