sexta-feira, 5 de junho de 2009

Propaganda mineira para divulgar o que não existe na educação


O governo estadual mineiro volta a combater a evidente queda de qualidade do ensino estadual com propaganda. Propagandas de meia página em jornais mineiros tentam criar o sentimento que tudo anda bem. Mas a situação é de degradação total. Dados do IDEB revelam que dos 10 Estados com melhores resultados no país, MG é o único que estacionou de 2005 até hoje. Reportagem da premiada jornalista Daniela Arbex revelou o descalabro de escolas estaduais totalmente desestruturadas. Ausência de política educacional para a área rural, para atender populações tradicionais, ausência de estratégia global para a educação. Uma total perda de rumo. Estive, ontem, com uma importante secretária de educação (premiada) de um governo municipal da base eleitoral de Aécio Neves. A avaliação é sempre a mesma: a educação estadual está em queda livre.
Vou mais longe: se for o caso posso citar nomes, mas o alto escalão de várias secretárias de governo de Aécio Neves criticam duramente a secretária Vanessa Guimarães (na foto) pela total falta de abertura à parcerias, alta centralização e autosuficiência. As críticas são gerais e quase irrestritas, ao longo do Estado.
O que faz um governador tão bem avaliado a insistir numa aventura como esta? Por que não trocou a direção desta secretaria como fez José Serra recentemente? Qual o mistério?
Propaganda sem conteúdo tem limites.

Um comentário:

Servidores Administrativos da Educação do Estado de Minas Gerais disse...

Prezado Rudá,

Caso você e seus leitores queiram, compreender um pouco mais sobre a situação da educação em Minas Gerais, convidamo-o a visitar o nosso blog:

SEE-MG: Minas avanSSa

Nós Servidores Administrativos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, lutamos por condições dignas de trabalho e valorização profissional.