sábado, 13 de junho de 2009

Ambientalistas vencem maior frigorífico do Brasil


A ONG Amigos da Terra (ver site aqui) conseguiu, ontem, que a International Finance Corporation (IFC), braço para setor privado do Banco Mundial, voltasse atrás em sua decisão de financiar a expansão na Amazônia do frigorífico Bertin, objeto de um contrato em março de 2007. Agora, a pressão vai toda para que o BNDES faça o mesmo. O blog de Altino Machado (ver aqui)informa que "fontes internas do IFC, em Washington, confirmaram a Roberto Smeraldi, diretor da entidade, que o banco já decidiu cancelar o contrato com o frigorífico - maior exportador do Brasil e segunda empresa do setor no mundo - e solicitar o imediato pagamento do valor ainda pendente, equivalente a US$ 30 milhões."
O Grupo Bertin tem 30 anos de existência e é uma holding de capital nacional, que atua nos segmentos de agroindústria, infra-estrutura e energia. Sediado no Estado de São Paulo, possui 42 unidades produtivas. Seu forte é a exportação: 80 países, nos cinco continentes. Na agroindústria, o Grupo Bertin apostou no aproveitamento total da cadeia bovina, mas atua em seis divisões de negócios: Agropecuária, Alimentos, Couros, Equipamentos de Proteção Individual, Higiene e Beleza e Produtos Pet. Em infra-estrutura, a companhia está estabelecida nas áreas de Construção Civil e concessões de Rodovias e Saneamento Básico. Já no segmento de Energia Renovável, atua com Pequenas Centrais Hidrelétricas e Usinas de Biodiesel e Álcool, contando ainda com um Resort.
Pode ser a maior vitória de uma ONG ambientalista em nosso país. A ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira existe desde 1989. A ONG é vinculada aos Amigos da Terra Internacional, rede de entidades ambientalistas, sem fins lucrativos, reconhecida pelas Nações Unidas desde 1971 e com atuação em mais 68 países.
No dia 1/6 o Ministério Público Federal (MPF) havia ajuizado ações contra 22 fazendas e 13 frigoríficos que participariam da devastação da Amazônia por meio da pecuária. Dentre eles, estava o Grupo Bertin S/A (além das fazendas da Agropecuária Santa Bárbara, do banqueiro Daniel Dantas).

Nenhum comentário: