sábado, 13 de junho de 2009

Hoje é dia de Santo Antônio


Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil. É o Padroeiro dos pobres e Santo casamenteiro. Chamava-se Fernando de Bulhões e nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, filho de uma família rica. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana. Morreu em 13 de junho de 1231.
Um belo texto publicado por Carlos Rodrigues Brandão sobre os caipiras, deu uma dimensão maior a este santo: é o santo que vem logo após a colheita. Tempo de fartura é tempo de casamento. Daí Santo Antônio. Um santo tão popular que os devotos têm a coragem de colocar sua imagem de cabeça para baixo num copo d'água até que seu pedido seja atendido. Santa intimidade, tipicamente tupiniquim (que reporta à tese do homem cordial, aquele que pensa com o coração, com a intimidade).
Mas há muitas outras simpatias, todas construídas a partir do mundo rural. Como a que sugere que se deve comprar um facão e cravar numa bananeira à meia-noite de 12 de junho (onde se encontrará uma bananeira nos grandes centros urbanos?) Acreditava-se que o líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.
Para onde estaria se dirigindo este mundo rural, da natureza entrelaçada ao misticismo? Não o misticismo medieval, mas este da intimidade? Do santinho camarada?
E, na direção oposta, em que sentido o Brasil urbano não seria, ainda, uma imensa Roça Grande? Em que medida Néstor Canclini não teria razão ao dizer que não conseguimos romper totalmente as tradições rurais, entrando no mundo moderno pelas portas dos fundos?
Seremos a quinta economia do mundo em 2050 (segundo as batidas projeções de economistas e Banco Mundial). Já somos a 7a (ou 10a, dependendo da base de cálculo). Mas não somos a Europa. Somos latinos, africanos e indígenas. Uma espécie de "queijo e vermes" com estilo de conto escrito por Hemingway (PS: Hemingway, um dia, disse que o pulo do gato de seus contos é que sempre suprimia a parte final que havia escrito).

Nenhum comentário: